Imposto de Renda: motorista de app é obrigado a declarar em 2024? Confira sua situação

Prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 é o dia 31 de maio. Até lá todos os contribuintes que não estão isentos devem fazer o envio das informações. Isso pode incluir os motoristas de app. Veja se você será obrigado a declarar.

Imposto de Renda: motorista de app é obrigado a declarar em 2024? Confira sua situação (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Se você é motorista de app deve ficar atento às suas obrigações para evitar problemas, como o pagamento de multa. Diferente de outros contribuintes esses brasileiros podem ter uma grande vantagem na hora de declarar o Imposto de Renda 2024. 

Motorista de app é obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda?

  • Não há uma regra direta que seja aplicada ao motorista de aplicativo, ou seja, estar inserido nessa categoria não desobriga a entrega da declaração.
  • Mas, se você recebeu rendimento tributáveis, como o pagamento pelo trabalho, acima de R$ 30.639,90 terá que emitir a declaração.

Isso porque essa é a nova faixa de isenção adotada pela Receita Federal nesse ano. Nossa especialista Lila Cunha explica quais os procedimentos necessários para se livrar da declaração, confira.

Como motorista de app declara o Imposto de Renda?

  • A boa notícia é que para essa categoria é aplicado o desconto de 40% nos rendimentos na hora da declaração. Para a Receita Federal esse percentual seria gasto com manutenção, por isso ele é deduzido, afinal não fica de fato com o profissional.
  • Isso significa que você terá que informar apenas 60% do que recebeu ao longo de 2023. 
  • No entanto, essa regra não se aplica ao motorista registrado como MEI ou como empresa, ou seja, apenas quem não tem CNPJ tem direito a essa dedução.
  • Caso precise declarar, o motorista deve utilizar o  carnê-leão é ele que fará o cálculo do imposto que deverá ser pago. Após isso os dados são transmitidos à Receita Federal e o profissional pode fazer a declaração.

Para ter acesso a mais informações sobre o Imposto de Renda, clique aqui.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.