BLOQUEIO no Bolsa Família por ausência de exames de saúde estão confirmados

Milhares de inscritos estão correndo o risco de ter bloqueio no Bolsa Família por falta de acompanhamento de saúde. Todos os grupos que possuem crianças com idade de até 7 anos são obrigados a passar por esse procedimento. Caso contrário, terão como primeira consequência o bloqueio do valor a ser depositado. 

bolsa família
BLOQUEIO no Bolsa Família por ausência de exames de saúde estão confirmados (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O acompanhamento médico é uma das condicionalidades do Bolsa Família. O governo federal impõe condições que garantem o acesso daquele grupo dentro do programa. Além de atender aos critérios de renda é preciso cumprir com as suas obrigações para que o governo possa acompanhar a família de perto. 

Quem precisa fazer acompanhamento de saúde no Bolsa Família?

Não são todas as famílias que precisam fazer o acompanhamento de saúde no Bolsa Família. Dependendo da composição familiar é que essa regra se torna uma exigência.

De acordo com a atual legislação do programa, devem passar uma vez por semestre pelo processo de verificação de saúde:

  • Crianças de 0 a 7 anos de idade;
  • Gestantes devem fazer o pré-natal (acompanhamento da gravidez) com consulta uma vez por mês, além de todos os exames de ultrassom que são oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Onde fazer o acompanhamento de saúde para o Bolsa Família?

Quem foi avisado de que corre o risco de ter o bloqueio no Bolsa Família por falta de acompanhamento de saúde, precisa procurar uma UBS (Unidade Básica de Sáude), ou o posto de saúde da sua cidade. Com um documento em mãos, os dados do titular do programa serão reconhecidos no sistema. 

Os exames funcionam assim:

  • As crianças de até 7 anos deverão ser acompanhados com medição de peso e altura uma vez por semestre;
  • O procedimento é rápido, mas precisa ser feito em uma unidade de saúde pública. 

O objetivo é que o governo acompanhe se as crianças que vivem em situação de pobreza possuem peso e altura dentro da média indicada para a sua idade

Caso seu auxílio já tenha sido bloqueado, aprenda como reverter essa situação por meio desta matéria que foi escrita por mim. 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com