No próximo mês o primeiro grupo de contribuintes terão acesso a restituição do IRPF 2024 (Imposto de Renda Pessoa Física). O pagamento é feito junto com o fim do prazo de entrega da declaração. Quem precisa alterar seus dados bancários para receber deve fazer essa troca o quanto antes, o processo é rápido e online.
A expectativa da Receita Federal é de que 41 milhões de declarações do IRPF 2024 sejam enviadas até 31 de maio, quando se encerra o prazo. Nas fichas os contribuintes devem incluir quais foram os seus rendimentos do ano passado, ou seja, 2023, bem como o valor do seu patrimônio até o fim do último ano.
Além destes rendimentos também é possível incluir os seus gastos, quer dizer, as suas despesas. Algumas dessas despesas garantem ao cidadão a chance de diminuir o que foi cobrado pela Receita Federal em imposto, com base na tabela de cobrança atual.
São oferecidos descontos ao contribuinte, é como se ele recebesse de volta um pouco do que gastou ao pagar pela tributação. Essa devolução é dada por meio da restituição. Ao entregar a sua declaração, junto com o recibo, o sistema já mostra a prévia do quanto é possível receber.
Ainda no preenchimento do documento, o contribuinte precisa escolher entre duas opções para ser restituído: receber via PIX, sendo que a chave usada será o seu CPF, ou cadastrar uma conta corrente em sua titularidade para que o depósito aconteça.
Como trocar os dados bancários para receber a restituição do IRPF 2024?
Se por algum motivo o contribuinte quiser alterar a conta bancária que ele cadastrou para receber a restituição do IRPF 2024, essa opção fica disponível. Também vale para quem errou na hora de digitação e informou os dados bancários.
Quando existem erros e a conta não é encontrada é comum que a Receita Federal bloqueie a transferência. Logo, o valor somente será transferido quando houver a correção dos dados.
- Acesse o Portal e-CAC e faça login pelo Gov.br;
- Agora, escolha “Meu Imposto de Renda” no menu do canto esquerdo;
- Na opção de serviços do IRPF clique em “Ver todos”;
- Haverá um meno sobre a restituição, selecione “Consultar e alterar conta para crédito”;
- Verifique os dados atuais e faça a edição necessário;
- Para finalizar confirme a alteração.
O que pode adiantar o saque da restituição do IRPF 2024?
O primeiro lote da restituição do IRPF 2024 até marcado para 31 de maio. Sempre no último dia útil de cada mês, de maio até setembro, a Receita Federal vai liberar um montante de pagamento. Isso significa que há cinco chances de ser restituído neste ano.
O cronograma completo, e as datas para consulta a cada mês estão disponíveis nesta matéria escrita por mim. Para receber nos primeiros meses é necessário atender a alguns critérios que são exigidos pela Receita Federal, como:
- Ser contribuinte com prioridade legal, sendo:
- idoso com mais de 80 anos;
- idoso com mais de 60 anos;
- ter doença ou moléstia grave;
- possuir como principal fonte de renda o magistério.
- Ter enviado a declaração na versão pré-preenchida;
- Ter optado pela restituição via PIX;
- Ter entrega o documento logo nas primeira semanas;
- Optar pelo crédito privada usando a restituição como garantia de pagamento.
O que pode atrasar o pagamento da restituição do IRPF 2024?
Por outro lado, existem fatores que vão influenciar no atraso do pagamento da restituição do IRPF 2024. No primeiro lote a grande maioria dos contemplados são aqueles de prioridade legal, mas ao longo dos meses quem atende aos outros critérios vai se sobresaindo.
A Receita Federal precisa desse tempo para fazer o pagamento porque aos poucos vai analisando cada declaração, liberando ou retendo o documento. São razões para atrasar a liberação da restituição:
- Enviar a declaração fora do prazo;
- Entregar a declaração faltando dados, ou com dados errados;
- Cadastrar uma conta bancária que não existe;
- Cair na malha fina.