Mudança implementada pelo INSS nesta semana deve deixar a vida dos segurados mais fácil. Pedidos continuam sendo feitos virtualmente ou através da Central de Atendimento. Mas, agora o sistema vai disponibilizar outras formas de atendimento. Entenda o que muda.
O INSS tem feito algumas mudanças em seus sistemas e procedimentos para tornar a vida dos segurados mais fácil. A mais recente tem o objetivo de acelerar o atendimento telefônico. A ferramenta já está disponível em período de teste para os segurados do INSS.
Outra mudança recente foi a implementação do Atestmed; nossa especialista Laura Alvarenga te explica sobre esse sistema, confira.
Mudança na Central 135 do INSS
- A central de atendimento do INSS tem a função de ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Instituto.
- Até então ao ligar o cidadão era atendimento apenas pelos atendentes, agora ele poderá escolher entre o atendimento comum ou o autoatendimento.
- No caso do autoatendimento ele acontece através de um menu virtual onde ele terá diversas opções.
- O menu, segundo o INSS, foi pensado a partir dos assuntos mais buscados pelos usuários.
- O autoatendimento é opcional, e o usuário poderá a qualquer momento retornar para a ligação e ser atendimento por um dos funcionários do INSS.
Pré-requerimento na Central 135
- Recentemente o INSS lançou a opção de pré-requerimento do Benefício por Incapacidade Temporária através da Central 135 ou nas Agências dos Correios.
- Pelo telefone o segurado deve escolher a opção “Auxílio por incapacidade temporária – análise documental”.
- Depois de fazer esse pré-requerimento o segurado terá até 5 dias para fazer o envio da documentação necessário.
- Esse envio é feito virtualmente, não sendo necessário que o segurado vá até uma agência da Previdência Social.
Nessa matéria eu te explico melhor sobre essa espécie de “pré-pedido” no INSS, confira.