Calendário atualizado da nova lei do FGTS pega o trabalhador de surpresa; entenda

Existe um calendário dentro da lei que criou o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e que estabele os momentos em que o trabalhador pode receber a sua parcela. Existe um prazo entre o pedido e a liberação do valor na conta. Quem desrespeitar vai ter atraso no depósito. 

fgts
Calendário atualizado da nova lei do FGTS pega o trabalhador de surpresa; entenda (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O calendário do saque-aniversário do FGTS foi criado para limitar o tempo em que os trabalhadores podem receber a quantia. Nesta modalidade é liberado de 5% a 50% do saldo do fundo de garantia. Nas demais modalidades é possível a qualquer tempo, desde que preenchendo aos critérios. 

Prazo para solicitação do saque-aniversário

No caso da solicitação do saque-aniversário do FGTS, o pedido deve acontecer no mês de nascimento do trabalhador, caso contrário a parcela será liberada apenas em 2025. Isso significa que os nascidos em abril que ainda não fizeram a troca têm até o fim deste mês caso queiram receber em 2024. 

Caso se arrependa da transição é possível voltar ao saque-calamidade, eu explico como fazer nesta matéria. Mas, para isso é necessário aguardar a carência de dois anos

O pedido é feito assim:

Calendário de saque-aniversário do FGTS

O calendário do saque-aniversário do FGTS indica até quando a quantia pode se resgatada pelo trabalhador, caso não tenha cadastrado sua conta bancária no aplicativo. Neste caso o prazo é válido para quem já aderiu ao saque anual. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile