Calendário atualizado da nova lei do FGTS pega o trabalhador de surpresa; entenda

Existe um calendário dentro da lei que criou o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e que estabele os momentos em que o trabalhador pode receber a sua parcela. Existe um prazo entre o pedido e a liberação do valor na conta. Quem desrespeitar vai ter atraso no depósito. 

fgts
Calendário atualizado da nova lei do FGTS pega o trabalhador de surpresa; entenda (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O calendário do saque-aniversário do FGTS foi criado para limitar o tempo em que os trabalhadores podem receber a quantia. Nesta modalidade é liberado de 5% a 50% do saldo do fundo de garantia. Nas demais modalidades é possível a qualquer tempo, desde que preenchendo aos critérios. 

Prazo para solicitação do saque-aniversário

No caso da solicitação do saque-aniversário do FGTS, o pedido deve acontecer no mês de nascimento do trabalhador, caso contrário a parcela será liberada apenas em 2025. Isso significa que os nascidos em abril que ainda não fizeram a troca têm até o fim deste mês caso queiram receber em 2024. 

Caso se arrependa da transição é possível voltar ao saque-calamidade, eu explico como fazer nesta matéria. Mas, para isso é necessário aguardar a carência de dois anos

O pedido é feito assim:

Calendário de saque-aniversário do FGTS

O calendário do saque-aniversário do FGTS indica até quando a quantia pode se resgatada pelo trabalhador, caso não tenha cadastrado sua conta bancária no aplicativo. Neste caso o prazo é válido para quem já aderiu ao saque anual. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile