Os idosos +60 anos estão recebendo atenção especial através da carteira do idoso, um documento que oferece vantagens e benefícios. A emissão do documento é feita pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), independente de o idoso ser ou não segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Entre as vantagens da carteira para idosos + 60 estão as vagas preferenciais de estacionamento, a meia-entrada em apresentações, bem como o atendimento prioritário em qualquer estabelecimento nacional. Porém, um dos atrativos mais estimados por meio deste documento são as passagens interestaduais de ônibus gratuitas.
O funcionamento da carteira para idosos +60 é bem simples e intuitivo. Assim que o cidadão estiver com ela em mãos, basta apresentá-la em plataformas online ou presencialmente na compra de ingressos ou passagens de ônibus, entre outros estabelecimentos para usufruir das vantagens garantida por ela.
A carteirinha oferece uma série de vantagens para os segurados do INSS. Abaixo você conhecerá cada um dos benefícios que podem ser usufruídos através deste documento. Neste link, eu te apresento os prazos de validade e quais informações compõem o cartão.
Benefícios da carteira para idosos +60
-
Gratuidade no transporte público: o idoso que utiliza o transporte público em sua cidade também tem direito a gratuidade no serviço. Para tal, é preciso ter mais de 65 anos e apresentar um documento de identificação que comprove a idade;
-
Isenção no IPTU: No Brasil, alguns municípios oferecem a isenção do IPTU para idosos com mais de 60 anos. Os critérios variam de acordo com as cidades e devem ser consultados diretamente com a prefeitura. Em alguns locais, é preciso ter baixa renda para ter direito a isenção;
-
Reajuste do plano de saúde com limite: Para quem tem mais de 60 anos, a Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelece um limite para o reajuste do serviço. O aumento só pode ser concedido com base na tabela do plano de saúde;
-
Meia entrada: Para incentivar a participação dos idosos em atividades culturais e esportivas, o Governo Federal garante a meia entrada de idosos em shows, apresentações e outras atividades.
Emissão da carteira para idosos +60
Emissão online
-
Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;
-
Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;
-
Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.
Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos.
Emissão pelo CRAS
Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:
-
Documento de identidade com foto;
-
CPF;
-
Número do NIS.
Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.