Os idosos do país estão sendo contemplados com uma grande mudança. Esta alteração promete reduzir o gasto envolvendo o transporte desta classe, com descontos e isenções totais em pagamento de passagens. Então, confira abaixo mais informações e detalhes sobre esta novidade.
Idosos têm transporte público GRATUITO com novo cartão especial (Imagem: FDR)
A carteira do idoso busca fazer com que os cidadãos com mais de 60 anos consigam ter desconto em compras de passagens de ônibus e metrô. Desta forma, a classe terá uma redução no gasto envolvendo a necessidade.
É válido destacar que, além dos idosos brasileiros que não possuem renda própria, aqueles que possuem e possuem veículos são beneficiados. Isto porque a carteira do idoso garante vaga preferencial em estacionamentos.
Na compra de passagens, os idosos terão um desconto de pelo menos 50%. Porém, em viagens interestaduais, os valores poderão ser isentos. Ou seja, o valor da sua viagem será gratuita.
Sobre este assunto, a especialista Laura Alvarenga comentou e explicou mais detalhes sobre a criação desta carteira do idoso. Então, clique aqui e confira mais informações sobre este benefício.
Como emitir a carteira de benefícios para idosos abaixo
Para realizar a emissão do seu documento, existe algumas opções viáveis. Entre elas, o idoso pode visitar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Há, também, a possibilidade de emitir a sua documentação através do site oficial do governo federal. Então, o procedimento pode ser feito de forma online e também de forma presencial. Veja quais são os documentos necessários para isto:
- Documento de Identidade com foto (RG);
- Número do CPF;
- Número do NIS
É obrigatório que o cidadão esteja devidamente registrado no Cadastro Único. Este registro pode ser realizado, também, em unidade do CRAS. Portanto, verifique as suas condições e aproveite este grande benefício do governo federal.