Governo revela novidade HOJE (27/03) na compra da casa própria facilitando para NIS final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0

Realizar o sonho de comprar a casa própria é a vontade de muitos brasileiros e o FGTS é uma forma de conquistar esse sonho. Por isso, o Conselho Curador do FGTS autorizou a utilização do FGTS Futuro para que a população de baixa renda possa realizar a compra da casa própria de forma facilitada para os NIS final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0.

Governo revela novidade HOJE (27/03) na compra da casa própria facilitando
para NIS final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A iniciativa estará funcionando de forma experimental e poderá ser utilizada por 60 mil famílias que estão presentes na Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. Ou seja, famílias que possuem uma renda mensal de até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640. Com isso, o FGTS Futuro deve começar em um prazo de até 90 dias.

Se esta modalidade for um sucesso, o governo federal pretende estender o benefício para famílias com renda de até R$ 8 mil mensais.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre o FGTS, confira.

Como vai funcionar o FGTS Futuro?

Todos os meses as empresas depositam o valor do FGTS para trabalhadores que possuem a carteira assinada, o valor é de aproximadamente 8% do salário. E através do FGTS Futuro esse trabalhador poderá utilizar esses 8% para comprovar a renda e, assim, financiar um imóvel ou utilizar o valor para reduzir o que será pago nas prestações

Com isso, a Caixa repassará o valor do FGTS que será depositado na conta automaticamente para o banco que realizou o financiamento do imóvel. 

Programa Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida trabalha com a construção e financiamento de moradias, oferecendo condições especiais de financiamento para que famílias de baixa renda possam comprar suas próprias casas ou apartamentos. 

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.