Governo planeja acabar com saque-aniversário do FGTS e liberar recursos para 7,2 milhões de desempregados

O saque-aniversário do FGTS tem sido pauta de debate pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O ministro Luiz Marinho expressou preocupação com as restrições desse sistema, pois cerca de 7,2 milhões de desempregados estão impossibilitados de acessar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Governo planeja acabar com saque-aniversário do FGTS e liberar recursos para 7,2 milhões de desempregados. Imagem: FDR

As regras atuais do saque-aniversário do FGTS limitam severamente a capacidade de retirada por dois anos. Essa discussão visa permitir o acesso à quantia retida no fundo. Estima-se que, devido às limitações impostas, o valor retido chegue a R$ 22 bilhões.

Marinho ressalta que as restrições podem ser prejudiciais para os desempregados. A possibilidade de revogar essa medida é considerada para ajudar na estabilidade financeira dos trabalhadores.

O ministro destaca a importância de recuperar a estabilidade financeira após a perda do emprego. Para os trabalhadores, essa medida pode ser crucial diante dos desafios econômicos. A revogação do saque-aniversário do FGTS é vista como uma forma de auxiliar nesse processo.

Os recursos destinados ao financiamento de habitação e saneamento têm sido afetados pelo saque-aniversário do FGTS, alerta Marinho. Segundo o ministro, cerca de R$ 100 bilhões já foram utilizados pelos bancos devido a essa prática.

O FGTS é um recurso histórico e de extrema importância, que atua como uma reserva para proteger os trabalhadores em momentos de necessidade e para facilitar a aquisição de moradias.

O fundo foi criado para momentos como desemprego ou doenças graves. Além disso, o FGTS é fundamental para facilitar a aquisição de moradias, contribuindo para a estabilidade financeira das famílias. Abaixo você aprende a se prevenir do possível fim do saque-aniversário do FGTS. Neste link, eu te apresento outras modalidades de resgate do Fundo de Garantia. Confira!

Como se prevenir do fim do FGTS?

A desativação do FGTS proposta pelo governo Lula exige uma transição simples. Para realizar o cancelamento, acesse o aplicativo FGTS e, em seguida, clique em “Saque-Aniversário”

Opte pela opção “Modalidade saque-rescisão” e confirme a mudança, ciente de que o saque-rescisão será efetivado somente após 25 meses. Conclua o processo clicando em “Sim”. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Faça login no aplicativo FGTS e clique na opção “Saque-Aniversário” para começar o processo de cancelamento;

  2. Após abrir a tela da opção de Saque-Aniversário, clique em “Modalidade saque-rescisão”;

  3. O aplicativo vai solicitar a confirmação da mudança de modalidade, informando que o saque-rescisão só vai entrar em vigor após 25 meses, para confirmar clique na opção “Sim” na caixa;

  4. Pronto! Você conseguiu cancelar o Saque-Aniversário do FGTS. Você pode acompanhar o histórico pelo próprio aplicativo.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.