Receita Federal abre consulta a restituição do IRPF; descubra quem vai receber

A Receita Federal liberou para esta quinta-feira (21) a consulta de mais um lote residual da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Com isso, o pagamento está programado para acontecer na próxima semana, no dia 28 de março. Os contribuintes já podem acessar os canais para confirmar se foram contemplados desta vez. 

irpf
Receita Federal abre consulta a restituição do IRPF; descubra quem vai receber (Imagem: FDR)

A restituição do IRPF liberada ainda não é relativa ao imposto deste ano, em que os valores trazidos tratam de 2023. O lote residual é pago a quem tinha o direito de ser restituído, mas por algum erro na declaração ficou com o benefício parado. Agora que fizeram a correção conforme deveriam, o pagamento foi finalmente liberado. 

Quem vai receber este lote da restituição do IRPF?

Segundo a Receita Federal, 206 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 339 milhões neste lote residual da restituição do IRPF. 

Do total de beneficiados, 205 mil são pessoas que declararam nos anos anteriores, mas que por alguma inconsistência foram impedidas de receber a restituição. Além do bloqueio do pagamento, elas podem ter seu CPF negativado. 

Foram inclusas neste pagamento:

Consultar restituição do IRPF 

A restituição do IRPF 2024 começa em maio, e será relativa a quem enviar a declaração este ano. Consulte o calendário completo acessando esta matéria onde eu trago todas as informações. 

Para consultar o pagamento do lote regular, ou do lote residual, basta que o contribuinte:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile