Quem tem direito a restituição do IRPF 2024? Calendário foi divulgado

Está cada vez mais perto o período para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (IRPF). Depois de receber os dados que são enviados pelo contribuinte, a Receita Federal analisa cada uma das informações e concede a devolução de parte do dinheiro ao cidadão. Este procedimento é chamado de restituição do IRPF, em que são pagos cinco lotes por ano. 

IRPF 2024
Quem tem direito a restituição do IRPF 2024? Calendário foi divulgado (Imagem: FDR)

Como milhões de pessoas receberão a restituição do IRPF 2024, o pagamento é dividido em cinco meses. Nos primeiros lotes recebem aqueles que entregaram a declaração no início do prazo, e que por isso tiveram seus dados analisados primeiro. Nos últimos lotes ficam os contribuintes que enviaram o documento no fim do prazo, ou que fizeram correções durante esse período. 

Quem vai receber a restituição do IRPF 2024?

O pagamento da restituição do IRPF 2024 funciona como um reembolso. A Receita Federal analisa tudo o que o contribuinte declarou como parte do seu patrimônio, e tudo o que ele informou se tratar de gastos e despesas. 

Algumas dessas despesas são chamadas de deduções e oferecem desconto no valor final do imposto. Os descontos, por sua vez, são dados ao contribuinte justamente por meio da restituição. Isso significa que serão restituídos neste ano:

  • Os contribuintes que apresentarem gastos dedutíveis, como: despesas com dependentes, investimento em educação, saúde, plano de Previdência, e outros. 

Calendário da restituição do IRPF 2024

A Receita Federal já divulgou quando a restituição do IRPF 2024 será paga. Em cada lote há grupos prioritários, como os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e quem tem como principal fonte de renda o magistério. 

Além deles, quem usar a declaração pré-preenchida e informar o PIX para ser restituído, ganhará prioridade no pagamento. Para saber como aumentar o valor a ser recebido, acesse esta matéria que eu escrevi. 

 A ordem de depósitos para este ano é de:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 junho;
  • 3º lote: 31 julho;
  • 4º lote: 30 agosto;
  • 5º lote: 30 setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com