Declaração completa ou simplificada: Qual modelo enviar para o imposto de renda 2024? Entenda

Contribuintes podem escolher entre a declaração completa ou simplificada na hora de declarar o Imposto de Renda 2024. Declaração deve ser emitida até 31 de maio, em caso de atraso há cobrança de multa.

Declaração completa ou simplificada: Qual modelo enviar para o imposto de renda 2024? Entenda  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 começou e com ele algumas dúvidas. Uma delas é quanto ao tipo ideal a ser escolhido pelo contribuinte, completa ou simplificada. Veja qual pode ser mais vantajoso para você.

Antes disso, é necessário entender quem é obrigado a entregar a declaração em 2024, pois, o limite de renda foi ampliado pela Receita. Com isso, estão obrigados:

Criminosos estão aproveitando a época de declaração para aplicar golpes. Nossa colunista Laura Alvarenga te explica como evita-los.

Qual a diferença entre declaração completa e simplificada?

Antigamente os contribuintes tinham dois formulários, um da declaração completa e outro para a simplificada. Mas, há alguns anos, a Receita otimizou o processo e hoje há apenas um formulário a ser preenchido.

Com isso o contribuinte precisa conhecer melhor cada modelo para realmente entender qual atende a sua realidade. Lembrando que o próprio sistema pode ajudar a decidir.

Nos dois modelos o contribuinte deve informar todos os gastos e rendimentos que teve em 2023. Entenda melhor as diferenças entre esses dois tipos de declaração:

Deduções possíveis no IRPF 2024

Datas dos lotes de Restituição do Imposto de Renda 2024

Declaração completa ou simplificada: Qual modelo enviar para o imposto de renda 2024? Entenda  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Mudanças no Imposto de Renda 2024

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile