Os trabalhadores da rede privada têm mais dificuldade em conseguir empréstimo, mas podem contratar a antecipação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os valores liberados variam, dependendo do quanto o cidadão possuí na sua conta. Em alguns casos é possível ultrapassar a faixa de R$ 6 mil, com juros menores se comparado ao mercado de crédito.
O empréstimo do FGTS usa como referência para o limite o saldo disponível na conta do Fundo de Garantia. Esse saldo é acumulado pelo tempo de serviço na mesma empresa, já que mensalmente o empregador deposita 8% do valor do salário nesta conta. É possível receber a quantia em diferentes momentos, e desde 2020 há liberação do saldo por essa modalidade.
Regras do empréstimo do FGTS pelo saque-aniversário
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a empresa Zetta, 45% dos trabalhadores usam a antecipação do saque-aniversário do FGTS para pagar dívidas que estão atrasadas. Além disso, mais de 60% dos respondentes concordam que as taxas do empréstimo com FGTS são menores se comparadas a outras modalidades.
A mesma pesquisa mostrou que 70% dos entrevistados acreditam que não ter uma parcela mensal para pagamento do empréstimo é um dos atrativos dessa modalidade de crédito. Tudo porque, a antecipação funciona da seguinte forma:
- O trabalhador que já está dentro da modalidade de saque-aniversário solicita a antecipação do FGTS;
- De uma única vez ele recebe o valor que seria pago em anos por essa modalidade, podendo antecipar de 3 a 12 anos;
- Há aplicação de juros que diminuem a quantia original;
- O pagamento deste empréstimo é feito com o desconto da parcela do saque-aniversário pelo banco. Ou seja, o banco recebe no seu lugar.
Como pedir a antecipação do FGTS?
Em contra partida a proposta de fim do saque-aniversário, o governo estuda a liberação de uma nova modalidade de empréstimo do FGTS. Para conhecê-la, clique neste link e acesse a matéria onde eu explico mais sobre o projeto.
Hoje, para conseguir a antecipação do Fundo de Garantia o trabalhador deve:
- Acessar o App do FGTS e fazer login;
- Clicar no card “Autorizar banco a consultar meu saldo”;
- Escolher a opção “Saque-aniversário”;
- Agora, digitar o nome do banco que poderá consultar seu saldo e confirmar;
- Feito isso, a contratação do empréstimo acontece no próprio banco.