CPF premiado! Documentos com o final em 1, 2, 3, 4 e 5 ganham valores EXTRAS

Os brasileiros podem usar o número do seu CPF como forma de ganhar dinheiro. É que dezenas de estados do país possuem um programa que recompensa os consumidores que se identificarem a cada compra. Para o estado esse procedimento é benéfico porque ajuda na fiscalização tributária, e para o consumidor é interessante porque garante a liberação de prêmios em dinheiro. 

cpf na nota
CPF premiado! Documentos com o final em 1, 2, 3, 4 e 5 ganham valores EXTRAS (Imagem: FDR)

Com certeza você já ouviu a pergunta “CPF na nota?”, feita por um atendente de ponto comercial. A inclusão do número do seu documento na nota fiscal não serve apenas para indicar quem foi o comprador, mas também para que não haja sonegação de imposto por parte do vendedor. 

Como ganhar dinheiro incluindo CPF na nota fiscal?

Existem algumas regras para conseguir se beneficiar com a inclusão do CPF na nota fiscal. É preciso, primeiramente, estar inscrito no programa criado pelo governo do estado que mora. A partir da sua inscrição que é totalmente gratuita, o consumidor deve:

  • Adicionar o número do seu CPF em toda compra que fizer dentro do seu estado;
  • Vale para supermercado, padaria, farmácia, posto de gasolina, lanchonete, só não vale para prestação de serviço (ex.: marceneiro, personal trainer, médico);
  • A cada compra o governo do estado devolve para o consumidor cerca de 30% do que foi pago pelo imposto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • O valor é acumulado e se torna crédito, podendo ser sacado ou convertido em prêmios. 

Em São Paulo, por exemplo, é possível abater o saldo acumulado no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Para saber como, leia esta matéria que eu escrevi. 

Inscrição no programa CPF na nota

Cada estado possuí o seu próprio programa que libera benefícios para quem incluir CPF na nota fiscal. O primeiro passo para usufruir das vantagens, como: resgate do crédito em dinheiro, participação em sorteios com prêmio milionário, e abatimento em impostos, é fazer a sua inscrição. 

  • Acesse o site ou aplicativo do programa de nota fiscal do seu estado;
  • Clique em “Cadastrar” ou “Fazer cadastro”;
  • Informe o número do seu CPF, dados pessoais, dados de contato e endereço;
  • Crie sua senha de acesso;
  • Feito o cadastro basta passar a incluir seu documento nas compras. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]