MÃES do Bolsa Família serão surpreendidas com visitas do governo

As mães do Bolsa Família receberão visitas dos agentes do CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) como parte da Averiguação Cadastral. Essa medida busca identificar famílias em situação irregular. 

MÃES do Bolsa Família serão surpreendidas com visitas do governo. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O público-alvo são as mães do Bolsa Família enquadradas nos grupos 3 e 4. Essa ação do governo visa garantir que o programa atinja seu objetivo de forma eficiente, beneficiando quem realmente necessita. 

O CRAS desempenha um papel fundamental na identificação e assistência às famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Veja a mensagem encaminhada às mães do Bolsa Família a seguir: 

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação – você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 12 de abril de 2024, evite o cancelamento do seu Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Para mais informações disque social 121. MOTIVO – AVE24 COD 5 – P3.”

Abaixo você verá os novos critérios levados em consideração na averiguação cadastral do Bolsa Família. Neste link, eu te ensino a manter os dados atualizados e evitar o corte do benefício.

Critérios da averiguação cadastral do Bolsa Família 

Há cinco diretrizes gerais. Confira:

  1. Não criminalização da pobreza;

  2. Evolução do cruzamento de dados e ampliação das bases;

  3. Ações estruturantes de combate a fraudes, inclusive cibernéticas;

  4. Estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios;

  5. Transparência e comunicação com a sociedade.

Consulta ao Bolsa Família 

A consulta do Bolsa Família deve ser feita através dos portais oficiais, como o aplicativo Caixa Tem, o aplicativo Bolsa Família ou o Portal Cidadão. Outra maneira é consultar através dos números de telefones liberados pelo governo. Veja a seguir:

Calendário do Bolsa Família em março

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile