Inscritos no CadÚnico ganham NOVAS oportunidades

A inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo) abre um leque de oportunidades. Isso porque, ao se colocar visível para o poder público, a família recebe ajuda em forma de benefícios financeiros, descontos, isenções e outras assistenciais. Entre elas, uma oportunidade única de investir na sua própria carreira. 

cadúnico
Inscritos no CadÚnico ganham NOVAS oportunidades (Imagem: FDR)

Além dos programas e benefícios sociais, os inscritos no CadÚnico agora têm a oportunidade de dar início a um curso de ensino superior contando com vantagens exclusivas. É que neste ano foi lançada a modalidade do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) chamada FIES Social, em que pessoas de baixa renda serão pessoalmente beneficiadas. 

Como inscritos no CadÚnico podem se beneficiar pelo FIES Social?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), no processo seletivo do primeiro semestre de 2024, haverá reserva de, no mínimo, 50% das vagas para os estudantes de baixa renda pelo FIES Social. São pessoas que estão como inscritos no CadÚnico e que passam a ter preferência no financiamento do curso superior. 

As inscrições vão até sexta-feira, 15 de março, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Poderão conseguir o financiamento do curso desejado por essa modalidade, aqueles que:

  • Estão inscritos no CadÚnico, e por isso têm um NIS (Número de Identificação Social);
  • Ter renda familiar per capita de até meiosaláriomínimo;
  • Participaram de alguma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, com nota acima de 450 pontos. 

Como funciona o FIES Social?

Por meio do FIES Social, os inscritos no CadÚnico garantirão o financiamento de 100% do valor do seu curso superior, incluindo todos os encargos. Em linhas gerais, funciona assim:

  • O poder público paga o seu curso em uma universidade privada;
  • Após a conclusão do ensino superior, o estudante formado dá início ao pagamento das parcelas;
  • Funciona como um financiamento comum, mas em que as parcelas somente são cobradas a partir da conclusão do curso. Quer dizer, você só começa a pagar depois de ter usado o “produto”.

Para manter todos os benefícios do CadÚnico é preciso estar com os dados atualizados. Veja como fazer a atualização lendo esta matéria que eu escrevi. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]