Aposentado na MALHA do IRPF; entenda o que faz a declaração ser OBRIGATÓRIA

Deixar de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é motivo para fiscalização intensa da Receita Federal. Quem descumpre com essa obrigação caí na malha fina, isso significa que tem seus dados retidos pelo Fisco. A partir disso, tem seu CPF negativado e perde o acesso a uma série de serviços. Os aposentados têm a falsa ilusão de que não precisam declarar, e acabam se prejudicando. 

malha fina
Aposentado na MALHA do IRPF; entenda o que faz a declaração ser OBRIGATÓRIA (Imagem: FDR)

O envio da declaração do IRPF 2024 começa em 15 de março. Os contribuintes terão até 31 de maio para preencher o documento e entregar para avaliação da Receita Federal. Passado o prazo ainda é possível fazer o envio, mas é aplicada multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda.

Quem sentir dificuldade em enviar a declaração pode contar com a ajuda de um contador. O profissional vai preencher todos os dados conforme os documentos que forem enviados pelo aposentado ou pensionista. Para saber o que precisa ser declarado, acesse esta matéria, escrita por mim. 

O trabalhador que recebeu benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também pode ser obrigado a incluir essa informação. Dependendo do benefício, como o auxílio-doença, não há cobrança de imposto sobre o valor recebido. Mas a Receita Federal precisa estar ciente de que aquela pessoa acessou benefício previdenciário no ano passado, e qual foi o valor recebido. 

O aposentado deve estar atento porque em algumas situações a declaração é obrigatória, mas ele não precisa pagar nada de imposto. E deixar de enviar o documento é motivo para cair na malha fina do IRPF e ter seu CPF negativado na Receita Federal. 

Todo aposentado é obrigado a declarar IRPF?

Não! Receber a aposentadoria do INSS por si só não é um critério que obriga a declarar o IRPF. O que vai determinar a obrigatoriedade é o valor anual que foi recebido de aposentadoria, ou qualquer outro rendimento isento. 

Em linhas gerais, mesmo estando aposentado caso o cidadão tenha ultrapassado os seguintes limites de renda ele fica obrigado a declarar imposto:

Quando ele não é obrigado a declarar?

Para ficar mais simples:

Isenção do Imposto de Renda para aposentados 

A lei garante que deve haver uma isenção a mais para aposentados, no que trata da cobrança do Imposto de RendaIsso acontece quando:

Isso significa que se o seus rendimentos em 2023 foram de R$ 2.640 por mês você já estaria isento automaticamente de fazer o pagamento. Mas, se for aposentado com mais de 65 anos, o limite sobe mais R$ 1.903,68

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile