IDOSOS recebem dois presentões do INSS anunciados AO VIVO

Nesta semana, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram surpreendidos com duas boas notícias. Elas estão relacionadas ao interesse de movimentar a economia brasileira, dando aos idosos maior poder de crédito. 

idosos inss
IDOSOS recebem dois presentões do INSS anunciados AO VIVO (Imagem: FDR)

Nesta semana, quem assistiu aos telejornais brasileiros viu a notícia ao vivo de que os idosos foram beneficiados com duas novidades pelo INSS. As duas são relacionadas ao oferecimento de crédito consignado para esse público. Hoje, o maior alvo dos empréstimos com essa característica ainda são os idosos que recebem benefícios previdenciários.

Novidades do INSS anunciadas para os idosos

O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou no fim de fevereiro, e passou a valer a partir do dia 4 de março as novas taxas de juros para crédito consignado do INSS. O crédito é contratado direto com os bancos, e agora essas instituições terão que respeitar um novo limite de cobrança.

1) Empréstimo consignado

  • empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento: teto reduzido de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês.

2) Cartão de crédito 

  • cartão de crédito e cartão consignado de benefícios: taxa máxima de juros passa de 2,61% ao mês para 2,55% ao mês.

Como consultar a taxa de juros do crédito consignado

Antes de contratar um empréstimo consignado do INSS, os interessados podem consultar online a taxa de juros cobrada por eles. A Previdência Social liberou essa consulta justamente para que os idosos encontrem dentro do mercado a melhor opção de crédito dentre as opções disponíveis. 

  • Acesse o App ou site do Meu INSS;
  • Na lista de serviços apresentadas, sem necessidade de login, selecione “taxa de consignado”;
  • Filtre a pesquisa por “Empréstimo”;
  • E obtenha os valores cobrados por cada instituição habilitada a oferecer esse produto. 

Lembrando que as taxas mencionadas são o teto, ou seja, os bancos podem liberar valores menores do que esse, mas nunca superior. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]