Aprovado! Bancos começam a usar nova taxa de juros do crédito consignado no INSS

Depois da aprovação do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) na última semana, a Resolução nº1.362 foi publicada no Diário Oficial. Nela consta a recomendação para que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fixe um novo teto de juros para empréstimos consignados.

O novo corte no teto de juros do crédito consignado oferecido para aposentados e pensionistas do INSS, foi uma proposta do Ministério da Previdência Social. Desde o ano passado a Pasta luta para diminuir a cobrança máxima nesta operação, e tem conseguido. Periodicamente novos valores são adotados.

Qual o novo teto de juros do consignado para o INSS?

A grande vantagem do empréstimo consignado pelo INSS é que ele pode ser solicitado por todos que possuem um salário vitalício pela Previdência Social. E ainda, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), também tem direito a ele. Esse é um dos únicos benefícios semelhantes aos previdenciários que os titulares do BPC recebem.

Para os bancos o consignado também é interessante, já que o pagamento das parcelas acontece com desconto no próprio salário do cliente. Diante da certeza de que o contrato será quitado, as instituições bancárias reduzem a cobrança de juros.

A partir do dia 4 de março de 2024, os bancos poderão cobrar por essa operação:

  • Até 1,72% de juros mensais para o empréstimo consignado;
  • Até 2,55% de juros mensais para cartão de crédito e cartão consignado de benefício.

Consultar a melhor taxa de juros do mercado

Os interessados em contratar crédito consignado do INSS podem consultar onde a taxa de juros é mais vantajosa. O governo federal permitiu que esse processo fosse feito online, não é preciso sequer fazer login pelo Gov.br.

Lembrando que o teto é a quantia máxima a ser cobrada, por isso, os bancos podem oferecer valores menores do que o juros estabelecido pelo governo federal.

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  • Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
  • Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
  • Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]