Atestado online do auxílio doença: veja como enviar documento ao INSS e receber por 180 dias

Disponibilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o auxílio doença é liberado para os trabalhadores que são impedidos de realizar suas atividades por causa de uma condição de saúde. Atualmente, o benefício pode ser liberado após uma solicitação online simples. 

Atestado online do auxílio doença: veja como enviar documento ao INSS e receber por 180 dias. (Imagem: FDR)

Isso porque, com o lançamento do Atestmed, o segurado do INSS passou a poder realizar o envio de atestado online para solicitar o benefício. Com a ferramenta, o INSS informou que o tempo médio de espera para a concessão de benefício por incapacidade temporária caiu para 26 dias em todo o país.

No último ano a plataforma foi responsável por liberar mais de 627.620 benefícios em todo o país. Ao utilizar o Atestmed o beneficiário pode inclusive ser dispensado de realizar a perícia médica presencial. Isso porque, em casos de menor complexidade, o atestado é o suficiente para comprovar a condição de saúde

Saiba como realizar o pedido de um benefício por meio do Atestmed:

  • O benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) é concedido por até 180 dias;
  • Para receber é preciso cumprir alguns requisitos determinados pelo INSS;
  • São eles:
  • Contribuir para a Previdência Social;
  • Ter realizado, no mínimo, 12 contribuições previdenciárias antes do mês do afastamento;
  • Apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias;
  • O documento deverá conter as seguintes informações: 
  • Nome completo; 
  • Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento); 
  • Diagnóstico por extenso ou código da CID; 
  • Assinatura do profissional (que poderá ser eletrônica);
  • Nome e registro do profissional no conselho de classe;
  • Carimbo;
  • Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais;
  • Prazo necessário para a recuperação;
  • O pedido deve ser feito por meio do aplicativo ou site do Meu INSS;
  • Ao entrar na plataforma o segurado deverá escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Em seguida ele deverá clicar em “Novo Requerimento” e escolher a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”;
  • Por fim, ele deverá seguir as instruções na tela para prosseguir com o pedido.

Confira mais detalhes sobre os benefícios concedidos pelo INSS neste link

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Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.