Saque do FGTS será facilitado após ferramenta da plataforma digital

Começa a partir deste mês mudanças na forma de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O trabalhador que for demitido sem justa causa tem direito de esvaziar a sua conta do Fundo de Garantia, e agora de uma forma menos burocrática. Tudo graças a criação da plataforma FGTS Digital. 

FGTS
Saque do FGTS será facilitado após ferramenta da plataforma digital (Imagem: FDR)

O saque do FGTS por demissão ainda é a forma mais comum de receber o Fundo de Garantia. Até então, ao ser demitido o trabalhador precisava aguardar que a empresa lhe fornecesse a chamada “chave de conectividade”. Ao solicitar a rescisão na Caixa, essa chave deveria ser apresentada. Agora, há mudanças nesse processo. 

Saque do FGTS sem a chave de autorização

A plataforma FGTS Digital passou a ser obrigatoriamente usada pelas empresas no último 1º de março. Inicialmente voltada para facilitar o trabalho das empresas, os trabalhadores serão consequentemente atingidos. Tanto que o processo de saque do FGTS por rescisão já não precisará contar com a chave de autorização.

Devido ao cruzamento de dados da plataforma com o eSocial, assim que o trabalhador for demitido a empresa vai dar baixa no seu contrato pelo sistema online. A Caixa será automaticamente notificada, facilitando o processo de solicitação do saque. 

Saque digital do FGTS 

Para fazer o saque do FGTS basta que o trabalhador faça o pedido de forma digital. A conta corrente cadastrada no aplicativo será responsável por receber o benefício. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile