EMPRÉSTIMO MAIS BARATO! INSS anuncia redução nos juros do consignado; veja valores

O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou, na última quarta-feira (28), a redução nos juros de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

 

EMPRÉSTIMO MAIS BARATO! INSS anuncia redução nos juros do

consignado; veja valores. (Imagem: FDR) 

 

Com isso, o empréstimo ficará mais barato, com o teto saindo de 1,76% ao mês para 1,72%. Já para o cartão de crédito e cartão consignado de benefícios a taxa chegará em 2,55% ao mês.

Empréstimo mais barato

Os novos valores de juros começarão a valer após cinco dias úteis da publicação da resolução do CNPS. Após esse prazo, os bancos ficam proibidos de oferecer empréstimos e cartões com juros superiores à taxa.

Essa redução está acontecendo de acordo com a redução da taxa básica de juros da Selic, que está em 11,25%.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento de quem está solicitando, seja um trabalhador com carteira assinada, aposentados ou pensionistas do INSS. Esse desconto é feito de forma automática, antes mesmo do salário ou benefício ser disponibilizado na conta bancária.

Entre as vantagens de solicitar esse empréstimo estão as taxas de juros mais baixas, devido ao menor risco para o banco ou instituição financeira, e a possibilidade de obter crédito mesmo para pessoas que possuem histórico de crédito negativo. 

Além disso, como as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício, o cliente não precisa se preocupar em realizar pagamentos mensais, o que facilita o controle financeiro.

Apesar da facilidade, é importante ressaltar que o empréstimo consignado deve ser utilizado com cuidado e a pessoa deve avaliar a capacidade de pagamento das parcelas para evitar o endividamento excessivo, pois o não pagamento das parcelas mensais podem acarretar em restrições ao crédito e outras consequências financeiras negativas.

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.