De acordo com o governo federal, pelo menos 18% das pessoas que tinham dívidas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), conseguiram limpar seu nome. Usando o programa criado exclusivamente para oferecer condições mais vantajosas de negociação, os devedores têm até maio para negociar.
Chamado de Desenrola FIES, o programa foi criado no último trimestre de 2023 para estimular a negociação de dívidas do FIES. Segundo o poder público, desde então já foram negociados R$ 9 bilhões de débitos que estavam abertos, sendo que R$ 382 milhões já retornaram aos cofres do governo.
Condições de pagamento das dívidas do FIES
As dívidas do FIES poderão ser pagas com redução de até 96% do valor original. Seja por meio do pagamento à vista, ou com a possibilidade de parcelamento.
Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023:
- desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista;
- ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento), mantidas as demais condições do contrato (ou seja, ficam mantidas as condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato).
Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
- desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior:
- desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Como negociar pelo Desenrola FIES?
Os devedores têm até 31 de maio deste ano para fazer a negociação das suas dívidas do FIES. Eles devem procurar os canais online do banco em que seu contrato foi firmado, sendo a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil.
- Caixa: site do FIES ou App FIES Caixa;
- Banco do Brasil: App Banco do Brasil na opção “Solução de dívidas” e “Renegociação do FIES”.