Dívidas do FIES tem 96% do valor ANULADO em nova fase de renegociação

De acordo com o governo federal, pelo menos 18% das pessoas que tinham dívidas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), conseguiram limpar seu nome. Usando o programa criado exclusivamente para oferecer condições mais vantajosas de negociação, os devedores têm até maio para negociar.

Dívidas do FIES tem 96% do valor ANULADO em nova fase de renegociação
Dívidas do FIES tem 96% do valor ANULADO em nova fase de renegociação (Imagem: FDR)

Chamado de Desenrola FIES, o programa foi criado no último trimestre de 2023 para estimular a negociação de dívidas do FIES. Segundo o poder público, desde então já foram negociados R$ 9 bilhões de débitos que estavam abertos, sendo que R$ 382 milhões já retornaram aos cofres do governo.

Condições de pagamento das dívidas do FIES

As dívidas do FIES poderão ser pagas com redução de até 96% do valor originalSeja por meio do pagamento à vista, ou com a possibilidade de parcelamento.

Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023:

Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:

Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior:

Como negociar pelo Desenrola FIES?

Os devedores têm até 31 de maio deste ano para fazer a negociação das suas dívidas do FIES. Eles devem procurar os canais online do banco em que seu contrato foi firmado, sendo a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile