Cartão de ônibus para idosos: veja como solicitar de forma rápida em 2024

Pontos-chave
  • Gratuidade no transporte público é garantida em viagens dentro e fora do município
  • Idosos têm direito a outros benefícios
  • Alguns idosso podem ter moradia gratuita

Pessoas acima de 65 anos têm direito ao acesso gratuito ao transporte público. o cartão de ônibus para idosos pode ser emitido de maneira fácil e gratuitamente. Além dele, esse público tem outros direitos garantidos.

Cartão de ônibus para idosos: veja como solicitar de forma rápida em 2024 (Imagem: FDR)
Cartão de ônibus para idosos: veja como solicitar de forma rápida em 2024 (Imagem: FDR)

De acordo com a Resolução nº 1.692, de 24 de outubro de 2006, pessoas acima dos 65 anos têm direito à gratuidade no transporte público. essa regra é válida para o transporte urbanos, semiurbanos e interestadual. Geralmente os municípios adotam o uso do cartão de ônibus para idosos.

Com ele em mãos é possível ter acesso ao transporte sem custo algum. No entanto, nas viagens interurbanas é necessário ficar atento a outros procedimentos.

Cartão de ônibus para idosos

Nos municípios em que é adotado o uso do cartão de ônibus para idosos é necessário se dirigir até o órgão responsável para fazer a emissão do documento.

Em geral, é necessário apresentar apenas documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Por lei mesmo quem não possui esse cartão deve conseguir embarcar sem custo algum, basta apresentar o documento de identificação com foto ao entrar no ônibus.

No caso dos idosos entre 60 e 64 anos a legislação local vai apresentar as regras de gratuidade no transporte público.

Em São Paulo, por exemplo, é possível emitir o bilhete que garante a gratuidade no ônibus, trem ou metrô.  Nesse caso, a emissão pode ser feita pelo site da SPTrans; para isso é necessário ter em mãos:

Além disso, em todo o país, 10% dos acentos de cada ônibus devem ser reservados aos passageiros preferenciais, como idosos e gestantes.

Cartão de ônibus para idosos: veja como solicitar de forma rápida em 2024
Cartão de ônibus para idosos: veja como solicitar de forma rápida em 2024 (Imagem: FDR)

Viagem interestadual gratuita para idosos

No caso das viagens entre estados, a regulamentação é feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo ela a gratuidade ou o desconto de 50% é voltado às pessoas com 60 anos ou mais.

Além disso, é necessário ter renda mensal inferior a dois salários-mínimos.

Para utilizar esse serviço a pessoa idosa deve apresentar um documento de identificação com foto e um dos documentos abaixo como comprovante de renda:

As empresas devem reservar dois acentos gratuitos para os idosos em cada ônibus. Caso eles já tenham sido preenchidos é obrigação que elas ofereçam o desconto de pelo menos 50% no valor da passagem.

O acento gratuito pode ser reservado a partir de 30 dias úteis até 3 horas antes da viagem.

Já a passagem com desconto pode ser reservada observando as regras abaixo:

Os prazos acima estão temporariamente suspensos por causa de uma ação pública em tramitação. Com isso, os idosos podem fazer a compra da passagem com 50% de desconto enquanto a companhia disponibilizar os bilhetes.

Gratuidade para pessoas acima dos 60 anos

Pessoas com 60 anos ou mais têm direito a alguns serviços sem custo algum. Além de prioridade no atendimento; confira abaixo quais são os direitos desse público:

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile