Data para acesso ao portal de declaração do IRPF está próxima; veja o cronograma

Em poucas semanas os contribuintes poderão dar início a entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A Receita Federal já anunciou que a partir deste ano o prazo de início e término da postagem do documento será fixo. Ou seja, de 2024 em diante o período de entrega será sempre o mesmo. 

Data para acesso ao portal de declaração do IRPF está próxima; veja o cronograma
Data para acesso ao portal de declaração do IRPF está próxima; veja o cronograma (Imagem: FDR)

O contribuinte terá cerca de dois meses e meio para entregar a declaração do IRPF. Lembrando que os dados são referentes ao ano-base 2023, isso é, sobre os ganhos, gastos e patrimônio conquistados no ano passado. O programa para o preenchimento ainda não foi disponibilizado para download.

Cronograma da declaração do IRPF de 2024

Assim como aconteceu no ano passado, o prazo de entrega da declaração do IRPF de 2024 vai durar pouco mais de dois meses. Antes de dar início a postagem, porém, a Receita Federal deve lançar o programa gerador da declaração com a versão mais atualização.

Quem tem o programa de 2023 não pode utiliza-lo para a declaração desse ano. Todos os anos um novo sistema é disponibilizado e deve ser baixado em computador, notebook ou tablet. Quem quiser usar o celular para preenchimento precisa baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda

O cronograma com as fases da entrega da declaração do IRPF 2024 incluem:

Por onde enviar a declaração do IRPF?

O sistema para enviar a declaração do IRPF somente vai ficar disponível no dia 15 de março. Quem quiser se adiantar pode ir reunindo os documentos, acessando a versão da sua declaração no ano passado, conferindo se o seu login e senha continuam válidos, e etc.

Estando tudo dentro dos conformes o passo seguinte é se preparar para entregar o documento. Os contribuintes poderão usar os seguintes canais:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile