Pacote de benefícios chega a idosos 60+; saiba o que é preciso para ter direito

Pontos-chave
  • A carteira do idoso tem a validade de dois anos;
  • Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não têm comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira;
  • Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais.

Uma excelente notícia para os aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que agora desfrutarão de um pacote de benefícios destinados a idosos 60+, com direito a descontos em compras e serviços essenciais.

Pacote de benefícios chega a idosos 60+; saiba o que é preciso para ter direito
Pacote de benefícios chega a idosos 60+; saiba o que é preciso para ter direito. (Imagem: FDR)

O pacote de benefícios direcionado a idosos com 60 anos ou mais que recebem até dois salários mínimos, é amplamente reconhecido entre os aposentados do INSS. Os recursos são usufruídos a partir da emissão do cartão do idoso pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Esta carteira proporciona um pacote de benefícios específicos para a população acima de 60 anos. Ao cumprir os critérios, o cidadão obtém a carteirinha do idoso, garantindo vantagens como vagas preferenciais, meia-entrada em apresentações e atendimento prioritário em estabelecimentos nacionais. 

Uma das vantagens mais estimadas dentro deste pacote de benefícios é o acesso a passagens interestaduais de ônibus gratuitas. Veja a seguir, todos os detalhes sobre esta oferta.

Como funciona o pacote de benefícios para idosos?

O funcionamento do pacote de benefícios é bem simples e intuitivo. Assim que o cidadão estiver com o cartão em mãos, basta apresentá-la em plataformas online ou presencialmente na compra de ingressos ou passagens de ônibus, entre outros estabelecimentos para usufruir das vantagens garantida por ela. 

Destacando que, na circunstância das passagens de ônibus interestaduais gratuitas, caso todas as vagas já tiverem sido ocupadas, o idoso poderá receber um desconto de 50% no valor da passagem.

É importante saber que a emissão do documento pode ser feita de duas formas: online pelo site do Gov.br ou presencialmente pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Veja: 

Emissão online

  1. Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;
  2. Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;
  3. Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos. 

Emissão pelo CRAS

Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  1. Documento de identidade com foto;
  2. CPF;
  3. Número do NIS.

Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Características do pacote de benefícios

  • Nome Completo: é obrigatório a presença do nome completo do idoso para que possa ser feita a sua identificação.
  • Data de Nascimento: para comprovação da idade da pessoa idosa, também é necessário a inclusão da data de nascimento na carteirinha.
  • Número do Documento de Identificação: assim como a carteirinha de estudante que possui número de documento de identificação, a carteira do idoso também deve ter o número da carteira de identidade.
  • Número do CPF: mesmo caso do RG, o CPF é um documento importante na vida de todo cidadão e deve estar presente na carteirinha do idoso.
  • NIS: o NIS, Número de Inscrição Social, cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social, também é obrigatório na carteira da pessoa idosa.
  • Data de expedição e validade: a carteirinha do idoso também apresenta a data de expedição e de validade.
  • QR Code com código alfanumérico: além dessas informações, estará presente na carteira de pessoa idosa, um QR Code com código alfanumérico.

Quem pode solicitar o pacote de benefícios?

Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não têm comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).

Qual é a validade do pacote de benefícios?

A carteira do idoso tem a validade de dois anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade. Por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova e não fique sem.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.