BPC tem benefício inédito lançado com a Caixa e titulares comemoram novidade

Garantindo um salário mínimo a idosos a partir dos 65 anos ou pessoas com deficiência, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), um dos benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), traz uma novidade para aqueles que recebem o benefício.

BPC tem benefício inédito lançado com a Caixa e titulares comemoram novidade
BPC tem benefício inédito lançado com a Caixa e titulares comemoram novidade. (Imagem: FDR)

Essa novidade é a isenção do pagamento de parcelas do financiamento imobiliário para famílias que estão no programa Minha Casa Minha Vida. Com isso, a Caixa irá quitar o financiamento dos beneficiários do BPC integralmente, sem a necessidade de realizar novos pagamentos.

A Caixa terá a responsabilidade de regulamentar a quitação do imóvel, entregar o título de posse e outros documentos para finalizar o processo.

Quem tem direito ao BPC?

O BPC é um benefício pago pelo INSS a pessoas que atendem a três tipos de requisitos, são eles:

  • Idade mínima de 65 anos para idosos;
  • Renda familiar inferior a ¼ do salário mínimo;
  • Para pessoas com deficiência, é necessário comprovar incapacidade para a vida independente e para o trabalho, além de renda familiar também inferior a ¼ do salário mínimo.

Vale lembrar que isso não é uma aposentadoria, já que para receber, não é necessário contribuir com o INSS. Além disso, o BPC também tem outra diferença de outros benefícios previdenciários, pois não paga décimo terceiro e não tem pensão por morte.

Como solicitar o BPC?

O benefício pode ser solicitado através do aplicativo ou site do ‘Meu INSS‘. Para isso, basta acessar um dois formatos, clicar em ‘Novo pedido’, procurar por ‘Benefício assistencial’ e seguir as instruções.

Após solicitar o BPC, a pessoa pode consultar o benefício através do aplicativo ‘Meu INSS’. Basta fazer o login e clicar em ‘Meus benefícios’. Através do aplicativo ainda é possível acompanhar o progresso das solicitações; agendar avaliações médicas e enviar e receber documentos.

Também é possível fazer a consulta do benefício por telefone com uma ligação gratuita para a Central 135 ou pelo site da previdência, basta informar a numeração do CPF. 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.