Mudanças no BPC geram MAIS DINHEIRO na conta; veja valor

Além de mudanças no valor do salário mínimo, o ano de 2024 também traz mudanças no BPC (Benefício de Prestação Continuada). O benefício pago para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência (PCD’S) que consigam comprovar não ter como ter renda própria seja ajustado!

Mudanças no BPC geram MAIS DINHEIRO na conta; veja valor
Mudanças no BPC geram MAIS DINHEIRO na conta; veja valor

Com o aumento do salário mínimo, o BPC pago passará a ser de R$ 1.412, mas não mudará as regras para se inscrever no benefício.

Quem tem direito a receber o BPC?

Para receber o auxílio do BPC, é preciso estar dentro dos seguintes critérios:

  • Ter 65 anos de idade, ou mais;
  • Ser uma pessoa portadora de deficiência (PCD) de qualquer idade;
  • Possuir doença grave, com qualquer idade, que cause limitações ou reduções na capacidade de trabalho e na vida independente;
  • Ter renda que não ultrapasse um quarto do salário mínimo por cada integrante da família;
  • Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Solicitando o benefício BPC

O benefício pode ser solicitado pelo aplicativo ‘Meu INSS‘. Após baixar o app, você deve clicar em ‘Novo pedido’, selecionar a opção ‘Benefício assistencial’ e escolher o benefício.

Se necessário, você também pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para solicitar ajuda e informações sobre o benefício.

Para ter acesso ao BPC, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), pois é por lá que a documentação das pessoas que estão solicitando será verificada.

Consultando o benefício BPC

Através do aplicativo ou site ‘Meu INSS’ é possível verificar as solicitações; agendar avaliação médica e social e enviar e receber documentos. Além de realizar a consulta do benefício através de ligação gratuita para a Central 135. Nesta opção, é necessário informar o CPF do titular do benefício para ter acesso às informações.

Se você optar pelo atendimento presencial, basta ir até uma agência do INSS, porém é necessário realizar o agendamento da visita antecipadamente por telefone, site ou aplicativo.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.