Carteira Meu INSS + foi lançada com novos serviços para os aposentados e pensionistas

Pontos-chave
  • O "clube de vantagens" pelo Meu INSS+ é proveniente de uma parceria entre várias instituições;
  • Os aposentados e pensionistas já podem acessar o Meu INSS+;
  • Pelo menos, 19 milhões de segurados terão acesso aos descontos oferecidos pela nova ferramenta.

Em 2023 o Governo Federal oficializou o lançamento do Meu INSS+, a carteira virtual e novo cartão digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As ferramentas podem ser usufruídas pelos aposentados, pensionistas e demais segurados da autarquia, desfrutando de uma série de benefícios. 

Carteira Meu INSS + foi lançada com novos serviços para os aposentados e pensionistas
Carteira Meu INSS + foi lançada com novos serviços para os aposentados e pensionistas. (Imagem: FDR)

O “clube de vantagens” pelo Meu INSS+ é proveniente de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS, Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF).

As instituições financeiras são responsáveis pela disponibilização da vasta gama de serviços aos segurados, sejam eles correntistas dos respectivos bancos ou não. 

Os aposentados e pensionistas já podem acessar o Meu INSS+. Na plataforma eles têm a chance de confirmar os dados pessoais sem a necessidade de imprimir nenhum comprovante.

Também é possível obter descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens e muito mais. Basta acessar o ícone “carteira do benefício”. 

O Meu INSS+ foi instituído pela Portaria MPS nº 1773, assinada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. O chefe da pasta avalia que, pelo menos, 19 milhões de segurados terão acesso aos descontos oferecidos pela nova ferramenta. Vários bancos privados demonstraram interesse em participar dessa parceria. 

Lupi pontuou que, alguns benefícios no setor de farmácias contam com descontos de até 70%. Para o ministro, o cartão virtual Meu INSS+, leva o direito e a cidadania aos cidadãos. 

Desenvolvido pelo instituto Dataprev, o novo cartão do Meu INSS+ é 100% virtual. Hoje, mais de 400 mil segurados acessam o aplicativo diariamente com o objetivo de emitir a declaração de um benefício, um arquivo em formato PDF comprovando que o cidadão não recebe nenhum benefício. 

Quais são os benefícios do cartão Meu INSS+

Com esse cartão, o beneficiário poderá comprovar seu vínculo e usufruir do chamado “clube de vantagens”, com descontos em serviços. Estão previstos descontos em:

  • Cinemas,
  • Shows,
  • Academias,
  • Lojas,
  • Viagens, 
  • Telemedicina, entre outras categorias.

Como emitir a carteira do Meu INSS+

Para emitir a carteira o segurado deve seguir estes passos:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
  5. Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.

O documento deve conter as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número do benefício;
  • Espécie do benefício;
  • Data de emissão;
  • Data de validade;
  • Foto; 
  • QR Code.

A emissão da carteira será válida apenas para quem possui o benefício do INSS ativo e terá um QR code dinâmico, válido por 30 dias. O cartão foi desenvolvido pela Dataprev e faz parte da substituição ao papel. 

Aposentados e pensionistas ganham novo pacote de benefícios

O pacote de benefícios direcionado a idosos com 60 anos ou mais que recebem até dois salários mínimos, é amplamente reconhecido entre os aposentados do INSS. Os recursos são usufruídos a partir da emissão do cartão do idoso pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH)

Esta carteira proporciona um pacote de benefícios específicos para a população acima de 60 anos. Ao cumprir os critérios, o cidadão obtém a carteirinha do idoso, garantindo vantagens como vagas preferenciais, meia-entrada em apresentações e atendimento prioritário em estabelecimentos nacionais. 

Uma das vantagens mais estimadas dentro deste pacote de benefícios é o acesso a passagens interestaduais de ônibus gratuitas. O funcionamento do é bem simples e intuitivo.

Assim que o cidadão estiver com o cartão em mãos, basta apresentá-la em plataformas online ou presencialmente na compra de ingressos ou passagens de ônibus, entre outros estabelecimentos para usufruir das vantagens garantida por ela. 

Destacando que, na circunstância das passagens de ônibus interestaduais gratuitas, caso todas as vagas já tiverem sido ocupadas, o idoso poderá receber um desconto de 50% no valor da passagem.

É importante saber que a emissão do documento pode ser feita de duas formas: online pelo site do Gov.br ou presencialmente pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Veja: 

Emissão online

  1. Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;
  2. Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;
  3. Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos. 

Emissão pelo CRAS

Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  1. Documento de identidade com foto;
  2. CPF;
  3. Número do NIS.

Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.