Adeus carteira de identidade! Novo RG unifica documentos pessoais do brasileiro

Pelo menos 3,5 milhões de pessoas já emitiram o novo RG, segundo dados do Ministério de Gestão e da Inovação. O documento foi atualizado e a sua primeira emissão impressa não tem custo nenhum. Uma das vantagens é a possibilidade de incluir em um único documento vários tipos de registros pessoais.

Adeus carteira de identidade! Novo RG unifica documentos pessoais do brasileiro
Adeus carteira de identidade! Novo RG unifica documentos pessoais do brasileiro (Imagem: FDR)

A carteira de identidade atual não deixou de ser válida. Pelo menos até fevereiro de 2032 o documento continua sendo usado no país. No entanto, os estados já estão atualizando os seus sistemas e o cidadão que preferir pode emitir o novo RG com a versão mais moderna e contar com todos os seus benefícios.

O que pode ser incluso no novo RG?

Um dos benefícios do novo RG é que ele permite a inclusão de outros registros pessoais no mesmo documento. Isso significa que o cidadão pode abrir mão de levar um monte de documentos na carteira e usar apenas a versão digital em que vários tipos de identificação estarão no mesmo lugar.

Outro ponto importante é que na emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação), o número de RG deixa de existir. Este registro que é estadual será substituído pelo número do CPF que é federal, o objetivo é diminuir os índices de fraudes e golpes.

O cidadão também pode optar por incluir no mesmo documento:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Cartão Nacional de Saúde;
  • Título Militar e Carteira de Trabalho;
  • Carteira de vacinação;
  • Título de eleitor.

Como emitir o novo RG?

Desde 11 de janeiro desse ano todos os estados passaram a ser obrigados a emitir o novo RG. Vale lembrar que não há motivos para desespero, porque o documento de identificação atual continua valendo. A nova versão é indicada apenas para quem vai atualizar sua documentação.

  • Procure o órgão civil responsável pela emissão de documentos no seu estado;
  • Agende data e horário para emissão;
  • Compareça com o seu documento atual, certidão de nascimento, e todos os demais documentos que deseja incluir;
  • Confirme.

O documento também fica disponível online, basta acessar o App do Gov.br. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]