A malha fina do Imposto de Renda 2024 promete trazer algumas complicações para os contribuintes desatentos ou que fizeram a sua declaração às pressas. Portanto, é fundamental se atentar aos pontos abaixo e evitar que o seu nome esteja vinculado ao Leão.
A Receita Federal realizou o anúncio oficial sobre as datas de entrega da declaração do Imposto de Renda em 2024. Então, os brasileiros precisam ficar atentos pois podem acabar visitando a malha fina.
Para que isto não aconteça, existem algumas dicas e recomendações que são dadas para os contribuintes. Entre elas, é recomendado evitar que espere até o último dia para realizar a entrega da sua documentação.
Desta forma, o cidadão não terá a pressão de agilizar os seus dados para que não corra o risco de sofrer com multas devido ao atraso. Abaixo, você confere mais detalhes sobre os riscos de ser convocado para a malha fina.
Veja agora detalhes da Malha Fina e como evitar o chamado
Para evitar que a Receita Federal o convoque para realizar novamente a declaração, cumpra o seu dever com tempo hábil de sobra. Neste ano, o prazo de envio da declaração será entre os dias 15 de março e 31 de maio.
Uma das grandes recomendações é a contratação de um(a) contador(a). Este profissional é especializado em ações como a contabilidade do Imposto de Renda. Desta forma, pode servir de grande suporte ao contribuinte.
Além disto, é fundamental que os brasileiros realizem o armazenamento dos seus comprovantes fiscais ao longo do ano. Com isto, não terá grandes dificuldades para inserir os seus dados na declaração.
Restituição do Imposto de Renda
Neste ano, os contribuintes do Imposto de Renda também estarão sujeitos ao pagamento da restituição. O estorno ainda não possui um calendário oficial definido, mas normalmente ocorre em cinco parcelas, pagas ao longo do ano.