Fim do Bolsa família em 2024 gera polêmica e lista de grupos que serão afetados é divulgada

Uma decisão recente do Governo Federal tem causado apreensão em milhares de brasileiros que fazem parte do Bolsa Família. Neste ano, a manutenção no cadastro de beneficiários passou a contar com critérios rígidos, afetando diversos grupos de brasileiros.

Fim do Bolsa família em 2024 gera polêmica e lista de grupos que serão afetados é divulgada
Fim do Bolsa família em 2024 gera polêmica e lista de grupos que serão afetados é divulgada. (Imagem: FDR)

Desde janeiro o Governo Federal tem efetuado um pente fino na lista de beneficiários da iniciativa social. O objetivo seria garantir que apenas famílias realmente necessitadas continuem fazendo parte do programa de transferência de renda.

Para tal, os cadastros vem sendo analisados de forma minuciosa. O processo inclui a avaliação das informações prestadas ao Governo Federal por meio do CadÚnico. Para confirmar a realidade, agentes têm realizados visitas às famílias.

Além disso, outras medidas vêm sendo tomadas. Entre elas, o confronto de informações com outros órgãos federais. No início do ano, milhares de beneficiários que estavam com o CPF irregular na Receita Federal tiveram o benefício suspenso até a regularização da situação.

Confira outros detalhes sobre a revisão de concessão do Bolsa Família:

  • O processo vem sendo realizado por etapas pelo Governo Federal;
  • Agora, além das famílias com o cadastro desatualizado, também estão sendo analisadas as inscrições das famílias unipessoais;
  • O termo é utilizado para designar aquelas que são compostas por uma única pessoa;
  • A análise busca constatar a veracidade dessa informação;
  • Caso alguma irregularidade seja encontrada, o beneficiário é orientado a atualizar seu cadastro;
  • O processo pode ser feito de forma presencial em uma unidade do CRAS;
  • A indicação do Governo Federal é que essa etapa seja realizada, no mínimo, a cada dois anos;
  • Já em caso de mudanças de informações como endereço ou renda familiar, a atualização deve ser feita de forma imediata.

Saiba outras informações sobre como funciona a suspensão do benefício do Bolsa Família neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.