Carteira do Idoso: Veja como pedir o documento e aumentar seus benefícios

Os aposentados pelo INSS têm motivos para sorrir, pois a carteira do idoso não apenas traz um aumento no benefício, mas abre portas para descontos em compras e serviços essenciais. Veja como solicitar esse documento e garantir ainda mais vantagens.

Carteira de Identidade Nacional: São Paulo amplia postos de emissão do documento (Imagem: FDR)
Carteira do Idoso: Veja como pedir o documento e aumentar seus benefícios (Imagem: FDR)

Emitida pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), a carteira do idoso é concedida para qualquer pessoa com mais de 60 anos, recebendo até dois salários mínimos e sem comprovação de renda, pode solicitar a carteira do idoso. O cadastro no CadÚnico é fundamental para o acesso ao NIS.

Além das conhecidas vagas preferenciais de estacionamento e meia-entrada em eventos, a carteira do idoso garante atendimento prioritário em estabelecimentos nacionais. Apesar disso, um dos atrativos mais valorizados é o direito a passagens interestaduais de ônibus gratuitas.

COMO FAZER A CARTEIRA DO IDOSO PELA INTERNET? VEJA O PASSO A PASSO E DOCUMENTOS PARA SOLICITAR

Como funciona a Carteira do Idoso

A operação da carteira é descomplicada. Uma vez em mãos, basta apresentá-la online ou presencialmente durante a compra de ingressos, passagens de ônibus e em diversos outros locais para aproveitar as vantagens garantidas por ela.

No caso das passagens interestaduais gratuitas, se todas as vagas estiverem ocupadas, há ainda a opção de um desconto de 50%.

Como emitir a carteira do idoso

Pela internet

Presencialmente

Validade da Carteirinha

A carteirinha do idoso tem validade de dois anos, indicada no próprio documento. É importante renovar o documento para desfrutar, de forma contínua, dos benefícios garantidos por esse documento.

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile