O cancelamento nos pagamentos do Bolsa Família é uma realidade enfrentada por muitas famílias devido à falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) ou ao descumprimento das regras que regem os pagamentos. Veja abaixo algumas orientações para resolver esse problema.
Os cancelamentos no Bolsa Família fazem parte de um processo de reconstrução do Cadastro Único. Essa plataforma mapeia famílias de baixa renda no Brasil e busca corrigir distorções identificadas pela CGU e TCU, além de investigações judiciais.
De acordo com o Governo Federal, as informações do CadÚnico serão cruzadas com dados de outros órgãos federais, incluindo a Receita Federal, responsável por fiscalizar as movimentações financeiras dos brasileiros.
Se forem identificadas irregularidades, como renda superior ao limite do programa, os beneficiários serão notificados e, em alguns casos, terão o Bolsa Família cortado.
Como evitar o bloqueio do Bolsa Família
Para evitar o bloqueio do benefício, é fundamental manter os dados atualizados no CadÚnico. Esse processo de atualização deve ser feito periodicamente, e as famílias que não realizaram o procedimento nos últimos 24 meses também correm o risco de ter o benefício cortado.
Para atualizar seus dados é preciso comparecer até uma unidade do CRAS próxima à residência da família. É necessário apresentar o documento de identificação com foto do responsável familiar e o CPF dos demais membros da família.
Em caso de mudança de endereço ou outras alterações na composição familiar, como nascimentos e mortes, também será exigido um documento comprovando a mudança. Também é importante atualizar o telefone e celulares dos membros da família, caso haja alguma mudança.
Para ter mais detalhes sobre o dia do depósito do benefício na sua conta, basta fazer uma consulta usando o CPF e o Número de Identificação Social (NIS) no site ou aplicativo do Cadastro Único.