É sempre bom reforçar que dirigir bêbado no carnaval pode colocar a sua vida e de outros pessoas em risco. Além disso, mesmo que nenhuma fatalidade de fato aconteça, há prejuízos no bolso do motorista que assumir a responsabilidade de conduzir um veículo estando embriagado.
Quem não quiser usar o transporte público para chegar nas festas não pode correr o risco de dirigir bêbado no carnaval. O ideal é contar com os carros de aplicativo. Antes de sair para o bloquinho já baixe no seu celular o aplicativo. Outra opção é ir de carona com um amigo que não tenha bebido.
Prejuízos financeiros de dirigir bêbado no carnaval
As blitz policial são intensificadas durante os dias de folia. O objetivo é apreender os motoristas embriagados, e impedir que eles continuem dirigindo sob a possibilidade de colocar a vida de dezenas de pessoas em risco.
Caso no teste de bafômetro acuse que o motorista optou por dirigir bêbado no carnaval, o policial será obrigado a penalizar o condutor. A prática é a mesma em todo país.
Há prejuízos financeiros como:
- Multa de R$ 2.934,70;
- Por se tratar de uma infração gravíssima o valor pode ser multiplicado em até 10 vezes dependendo do risco que o motorista oferece à segurança no trânsito.
Prejuízos judiciais de dirigir bêbado
Segundo o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir bêbado é uma infração gravíssima, cujas penalidades são multa e:
- suspensão do direito de dirigir por 12 meses, podendo levar o condutor a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- detenção (prisão), de seis meses a três anos.
Isso significa que além de pagar multa, o condutor fica impedido de dirigir por um período de 12 meses. Passado esse prazo terá que arcar com os valores para reemitir o documento.