Cuidado! Dirigir bêbado no Carnaval pode render prejuízos no seu bolso

É sempre bom reforçar que dirigir bêbado no carnaval pode colocar a sua vida e de outros pessoas em risco. Além disso, mesmo que nenhuma fatalidade de fato aconteça, há prejuízos no bolso do motorista que assumir a responsabilidade de conduzir um veículo estando embriagado.

Cuidado! Dirigir bêbado no Carnaval pode render prejuízos no seu bolso
Cuidado! Dirigir bêbado no Carnaval pode render prejuízos no seu bolso (Imagem: FDR)

Quem não quiser usar o transporte público para chegar nas festas não pode correr o risco de dirigir bêbado no carnaval. O ideal é contar com os carros de aplicativo. Antes de sair para o bloquinho já baixe no seu celular o aplicativo. Outra opção é ir de carona com um amigo que não tenha bebido.

Prejuízos financeiros de dirigir bêbado no carnaval

As blitz policial são intensificadas durante os dias de folia. O objetivo é apreender os motoristas embriagados, e impedir que eles continuem dirigindo sob a possibilidade de colocar a vida de dezenas de pessoas em risco.

Caso no teste de bafômetro acuse que o motorista optou por dirigir bêbado no carnaval, o policial será obrigado a penalizar o condutor. A prática é a mesma em todo país.

Há prejuízos financeiros como:

  • Multa de R$ 2.934,70;
  • Por se tratar de uma infração gravíssima o valor pode ser multiplicado em até 10 vezes dependendo do risco que o motorista oferece à segurança no trânsito.

Prejuízos judiciais de dirigir bêbado

Segundo o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir bêbado é uma infração gravíssima, cujas penalidades são multa e:

  • suspensão do direito de dirigir por 12 meses, podendo levar o condutor a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • detenção (prisão), de seis meses a três anos.

Isso significa que além de pagar multa, o condutor fica impedido de dirigir por um período de 12 meses. Passado esse prazo terá que arcar com os valores para reemitir o documento.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]