INSS bloqueia pagamentos de milhares de beneficiários por causa DESSE motivo

Milhares de beneficiários do INSS poderão ficar sem receber os seus benefícios. A instituição está entrando em contato com esses cidadãos para tentar resolver a situação sem que haja nenhum tipo de bloqueio dos pagamentos.

Como saber QUANTO contribuir para o INSS e o período máximo? Consulte agora
INSS bloqueia pagamentos de milhares de beneficiários por causa DESSE motivo (Imagem: FDR)

As notificações do INSS estão sendo enviadas para o aplicativo de mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Essas pessoas foram identificadas como não localizadas nas bases de dados do governo federal, ficando sujeitas ao risco de terem seus salários bloqueados. A notificação também é realizada por meio dos aplicativos bancários.

Risco de Bloqueio do INSS

O INSS destaca que esses 4.351.557 beneficiários devem comprovar que estão vivos, uma vez que as buscas nas bases de dados públicos não apresentaram informações atualizadas sobre eles. A razão para a notificação é o atraso na realização da prova de vida, agora sob responsabilidade da Previdência Social desde janeiro do ano passado.

Para evitar o bloqueio do salário do INSS, é importante que os cidadãos passem pela prova de vida. O processo de comprovação agora envolve o cruzamento de dados de diversas plataformas para encontrar o beneficiário.

Caso não sejam localizadas informações, o aposentado ou pensionista será convocado a demonstrar que está vivo, podendo realizar o procedimento por meio do:

  • App do Meu INSS (com biometria cadastrada no TSE ou Denatran);
  • App do banco responsável pelo recebimento do salário (com biometria cadastrada);
  • Atendimento presencial em uma agência da Previdência ou agência bancária.

Após 60 dias das notificações via aplicativo, Central 135 ou notificação bancária, se não houver a comprovação de vida, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado.

Como fazer a prova de vida do INSS

Para evitar futuras notificações e bloqueios, os aposentados devem estar cientes dos serviços que são considerados como prova de vida. Isso inclui:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS ou apps certificados com controle de acesso pelo Gov.br;
  • Atendimento em agências da Previdência Social;
  • Recebimento de benefício com biometria;
  • Realização de empréstimo consignado com biometria;
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

É importante ressaltar que a prova de vida também pode ser realizada presencialmente, em agências bancárias e unidades da Previdência.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.