Com a proximidade da festividade de Carnaval, o horário de funcionamento de diversos serviços será alterado, com isso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também terá um funcionamento diferente para o período da folia de Momo.
Não haverá atendimento presencial nas agências do INSS espalhadas pelo país na segunda-feira (12) e na terça-feira (13). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas, a partir das 14 horas.
Já o atendimento telefônico através da Central 135, terá atendimento humano das 7h às 18h no sábado (10), na segunda-feira (12) e na terça-feira (13), mas no resto do dia o atendimento será feito por robôs. O serviço será normalizado na quarta-feira, com atendimento das 7h às 22h sendo feito por humanos.
Atendimento INSS
Durante o período de Carnaval, os clientes que optarem por ter atendimento telefônico poderão ter informações sobre o benefício, consultar horário de agendamento de atendimento e obter informações sobre pagamento do benefício.
Através do aplicativo ou site ‘Meu INSS‘, as pessoas podem solicitar benefícios como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença.
INSS
Responsável por realizar os pagamentos dos benefícios previdenciários no Brasil, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recolhe as contribuições previdenciárias dos trabalhadores, empresas e demais segurados, que tem como destino um fundo comum para financiar os benefícios concedidos pelo Instituto.
Entre os principais benefícios administrados pelo INSS estão:
- Aposentadorias: pagamento mensal aos beneficiários com requisitos mínimos de idade e tempo de contribuição exigidos pela legislação;
- Auxílio-doença: benefício pago ao trabalhador que fica temporariamente incapacitado para o trabalho devido a doença ou acidente;
- Auxílio-acidente: benefício pago ao trabalhador que sofre um acidente de trabalho ou doença ocupacional causando sequelas permanentes, mesmo após a recuperação;
- Pensão por morte: benefício concedido aos dependentes do beneficiário que falece, gerando uma renda mensal;
- Salário-maternidade: benefício pago à trabalhadoras que se afastam do ambiente de trabalho devido ao nascimento de filho ou adoção.