Desde o dia 1º de fevereiro os nascidos neste mês já podem receber o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ao optarem pelo resgate anual do saldo disponível, os trabalhadores podem escolher entre o saque no dia 1º ou no dia 10. Entenda porque a segunda opção é mais vantajosa.
Ao aderir o saque-aniversário do FGTS o trabalhador recebe a quantia na sua conta uma vez por ano, sempre no mês do seu nascimento. O dinheiro pode ser usado para pagar dívidas, fazer uma viagem, investir no seu negócio próprio, pagar impostos, ou aplicações financeiras.
Por que receber o saque-aniversário do FGTS dia 10 é melhor?
Quando opta pelo saque-aniversário do FGTS o trabalhador pode escolher entre: o depósito no primeiro dia do mês do seu nascimento, ou o depósito no dia 10 daquele mês. O valor que varia de 5% a 50% da quantia acumulada na conta, será obrigatoriamente transferido naquele mês, mas em dias diferentes.
- Depósito dia 1º: o cálculo considera o valor disponível na conta nos últimos 12 meses anteriores ao saque;
- Depósito dia 10: entra no cálculo do valor a parcela depositada pela empresa naquele mês. Por isso, há chances de aumentar a quantia a ser recebida.
Como trocar a data do saque-aniversário do FGTS?
Quem ainda não recebeu a parcela deste ano tem a chance de mudar a data de saque-aniversário do FGTS e receber a quantia maior ainda em 2024. Também é possível fazer a alteração, mas para recebimento apenas no ano seguinte.
Ao selecionar o saque anual o trabalhador perde o direito de receber o saque-rescisão, onde tudo o que foi acumulado na conta é liberado apenas na demissão sem justa causa.
- Acesse o App do FGTS e faça login;
- Em “Meu FGTS” selecione “Saque-aniversário”;
- Agora escolha “Modalidade saque-aniversário”;
- O sistema vai informar o dia que a parcela será depositada;
- Selecione a mudança e confirme que deseja receber no 10º dia do mês.