Auxílio-gás volta a ser pago neste mês incluindo novas famílias

Pontos-chave
  • O próximo pagamento do Auxílio-gás acontece em fevereiro;
  • Os beneficiários recebem o auxílio a partir do dia 16;
  • É possível consultar se foi aceito no programa.

O governo federal dá início ao primeiro mês de pagamento do Auxílio-gás de 2024. O benefício que é bimestral fez o último depósito em dezembro do ano passado, por isso o próximo depósito acontece em fevereiro. Pelo menos 5,1 milhões de famílias devem ter acesso ao auxílio para compra do botijão.

Auxílio-gás volta a ser pago neste mês incluindo novas famílias
Auxílio-gás volta a ser pago neste mês incluindo novas famílias (Imagem: FDR)

O Auxílio-gás foi criado em 2021, por meio da Lei federal nº 14.237. Naquela época, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscava formas de aproximar o seu governo das famílias mais pobres. Foi nesse momento que devido as reclamações sobre o aumento do botijão de gás, o auxílio foi criado.

Em alguns estados o valor do botijão de uso domiciliar, com 13 kg, chegava a custar R$ 150. Em 2021 o governo ainda liberava aos beneficiários 50% do valor da média de preço nacional do produto, conforme medição da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A partir de 2022, porém, por meio de uma medida emergencial foi liberado 100% da média do botijão de gás de 13 kg pelo Auxílio-gás. Haviam dúvidas se o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteria o programa, mas no último ano além de confirmar a permanência ainda manteve o repasse de 100% do preço. 

A grande questão, no entanto, foi que desde 2023 o número de contemplados pelo programa não tem aumentado. O governo cortou alguns dos beneficiados e limitou o acesso de novos grupos ao programa. Esse é um ponto que tem gerado frustração entre os inscritos no Cadastro Único.

Quem tem direito ao Auxílio-gás?

O pagamento do Auxílio-gás é muito confundido como um bônus complementar do Bolsa Família. No entanto, diferente disso, eles são programas individuais, mas que são pagos na mesma data e na mesma conta. Por conta disso, algumas pessoas acreditam que ter acesso a um dá direito ao outro, mas não.

Ao FDR, a leitora Geanny Pereira evidencia esse caso. “Tenho três filhos moro de aluguel e não recebo [vale-gás] minha amiga tem dois filhos casa própria e recebe, disse.

Então, afinal, quais os critérios para receber o benefício de compra do botijão de gás. A seleção é feita para aqueles que atendem aos requisitos como:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único;
  • Quem tem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • Válido para inscritos no Bolsa Família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Além disso, têm prioridade as famílias lideradas por mulheres e que possuem crianças em sua composição.

Calendário de pagamentos do Auxílio-gás em fevereiro

O calendário de pagamentos do Auxílio-gás segue o mesmo cronograma do Bolsa Família. O depósito é feito no Caixa Tem, sendo que os titulares que não têm conta poupança aberta devem baixar o aplicativo e criar seu login. Uma conta é aberta automaticamente para quem for aprovado no benefício.

Os depósitos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis do mês, usando como referência o final do NIS (Número de Identificação Social) do titular.

Número final do NIS Data de pagamento
1 16 de fevereiro
2 19 de fevereiro
3 20 de fevereiro
4 21 de fevereiro
5 22 de fevereiro
6 23 de fevereiro
7 26 de fevereiro
8 27 de fevereiro
9 28 de fevereiro
0 29 de fevereiro

Como saber se foi aprovado no Auxílio-gás?

Quando o valor do benefício for depositado, o titular pode escolher movimenta-lo online, por meio de PIX, cartão virtual ou transferência. Outra alternativa é fazer o saque de todo o benefício de forma presencial, em uma agência da Caixa Econômica ou casa lotérica apresentando documento com foto.

Não existe um cartão do Auxílio-gás nacional. Por isso, para saber se foi aprovado é preciso usar alguns canais para consulta, como:

  • App Bolsa Família – informando o número do CPF o sistema vai informar os benefícios disponíveis em seu nome;
  • App Caixa Tem – cerca de cinco dias antes do início do calendário é possível consultar em “Extrato” e depois “Futuro”. Os valores depositados no mês serão apresentados;
  • Ligando para a Caixa Econômica – número 111, necessário informar o número do CPF;
  • Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – número 121, necessário informar o número do CPF.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]