Mei excluído do Simples Nacional? Confira passo a passoa para normalizar situação

Em caso de exclusão do MEI, o cidadão acaba ficando um pouco desesperado e buscando o máximo de informações possíveis. Porém, muitos não sabem como agir em casos como este. Então, veja abaixo como evitar que este tipo de situação ocorra e como normalizar o seu cadastro.

MEI comemora aprovação de benefícios destinados exclusivamente para mulheres
Mei excluído do Simples Nacional? Confira passo a passoa para normalizar situação. (Imagem: FDR)

Atualmente, milhões de brasileiros exercem a sua profissão via Microempreendedor Individual (MEI). Estes cidadãos não possuem a sua carteira de trabalho assinada, mas são formalizados com aval do governo federal.

Entretanto, é fundamental seguir alguns requisitos para não ser excluído. Entre eles, é importante manter a sua contribuição mensal como MEI. O pagamento aumentou recentemente após o reajuste aplicado no salário mínimo.

Mesmo assim, é preciso seguir efetuando este pagamento. Desta forma, você será resguardado pelo governo federal e não terá a sua atuação vetada.

Fui excluído do Simples Nacional; como reaver o meu cadastro MEI?

Em caso negativos, onde o cidadão acaba sendo excluído do Simples Nacional, é preciso realizar uma análise sobre os possíveis pontos que levaram à sua retirada e/ou à sua exclusão

Através do Portal do Empreendedor, o cidadão consegue verificar quais são os problemas que estão vinculados ao seu CNPJ. Com isto, terá uma visão mais completa sobre a sua atuação situação.

Quais são os principais problemas que levam à exclusão do Simples Nacional?

Naturalmente, uma das principais causas que levam à exclusão é a falta de pagamento mensal. A taxa estabelecida precisa ser quitada mensalmente pelo Microempreendedor.

Outro ponto de atenção são os seus dados cadastrais. É fundamental manter os seus dados atualizados. Desta forma, evita que hajam inconsistências com as suas informações, o que pode levar ao seu bloqueio.

Se tudo estiver correto com o seu cadastro, basta acessar a plataforma do Simples Nacional e solicitar uma revisão. Em caso de aprovação, o seu registro estará de volta e poderá atuar legalmente.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].