RECIFE (PE) — Em caso de exclusão do MEI, o cidadão acaba ficando um pouco desesperado e buscando o máximo de informações possíveis. Porém, muitos não sabem como agir em casos como este. Então, veja abaixo como evitar que este tipo de situação ocorra e como normalizar o seu cadastro.

Atualmente, milhões de brasileiros exercem a sua profissão via Microempreendedor Individual (MEI). Estes cidadãos não possuem a sua carteira de trabalho assinada, mas são formalizados com aval do governo federal.
Entretanto, é fundamental seguir alguns requisitos para não ser excluído. Entre eles, é importante manter a sua contribuição mensal como MEI. O pagamento aumentou recentemente após o reajuste aplicado no salário mínimo.
Mesmo assim, é preciso seguir efetuando este pagamento. Desta forma, você será resguardado pelo governo federal e não terá a sua atuação vetada.
Fui excluído do Simples Nacional; como reaver o meu cadastro MEI?
Em caso negativos, onde o cidadão acaba sendo excluído do Simples Nacional, é preciso realizar uma análise sobre os possíveis pontos que levaram à sua retirada e/ou à sua exclusão
Através do Portal do Empreendedor, o cidadão consegue verificar quais são os problemas que estão vinculados ao seu CNPJ. Com isto, terá uma visão mais completa sobre a sua atuação situação.
Quais são os principais problemas que levam à exclusão do Simples Nacional?
Naturalmente, uma das principais causas que levam à exclusão é a falta de pagamento mensal. A taxa estabelecida precisa ser quitada mensalmente pelo Microempreendedor.
Outro ponto de atenção são os seus dados cadastrais. É fundamental manter os seus dados atualizados. Desta forma, evita que hajam inconsistências com as suas informações, o que pode levar ao seu bloqueio.
Se tudo estiver correto com o seu cadastro, basta acessar a plataforma do Simples Nacional e solicitar uma revisão. Em caso de aprovação, o seu registro estará de volta e poderá atuar legalmente.