Caixa anuncia novidade tecnológica para o cartão do Bolsa Família

Pontos-chave
  • A Caixa vai imprimir uma nova remessa de cartões com tecnologia avançada;
  • Os inscritos poderão fazer compras em função débito de forma mais fácil;
  • A expectativa é de que 100% dos cartões sejam emitidos com a versão mais moderna.

A Caixa Econômica confirmou que os titulares receberão o cartão do Bolsa Família com uma nova tecnologia. A ideia é que além do uso do Caixa Tem, onde é possível movimentar a quantia de forma online, agora os inscritos possam usufruir de mais uma facilidade. E assim, desafogando o atendimento presencial.

Caixa anuncia novidade tecnológica para o cartão do Bolsa Família
Caixa anuncia novidade tecnológica para o cartão do Bolsa Família (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O cartão do Bolsa Família é entregue aos novos beneficiários assim que eles são aceitos no programa. O documento é enviado no endereço cadastrado no Cadastro Único, ou pode ser retirado no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Funciona como uma forma de identificar as famílias.

Quando foi criado o Auxílio Brasil que substituiu temporariamente o Bolsa Família, na época do governo de Jair Bolsonaro (PL), algumas famílias tiveram a troca do cartão. Elas receberam o novo documento com o logotipo do programa que funcionava na época, o Auxílio Brasil.

Quem ainda não fez a troca novamente e não recebeu o cartão do Bolsa Família em 2023, pode ficar tranquilo. O documento antigo não perdeu a validade, mas o governo federal junto com a Caixa Econômica querem modernizar a forma de pagamento e contarão com a troca dos cartões para isso. 

A meta é que ainda no primeiro semestre de 2024 o banco emita 100% dos cartões do Bolsa com a função de débito. Isso significa que eles não funcionaram apenas com a leitura em caixa eletrônico, mas também poderão ser usados para compras presenciais.

Nova tecnologia do cartão do Bolsa Família

Segundo o governo federal, o objetivo em inserir uma nova tecnologia no cartão do Bolsa Família é facilitar o acesso dos inscritos ao valor pago mensalmente. A quantia a partir de R$ 600 chega aos contemplados uma vez por mês, e pode ser usada como eles quiserem.

Algumas famílias priorizam o recebimento do auxílio para compras de supermercado, outras preferem usar o dinheiro em farmácias, loja de roupas, ou restaurantes. Não é preciso esclarecer ao poder público como o dinheiro tem sido usado. O seu objetivo é dar mais dignidade financeira para a família pobre.

A partir deste semestre a emissão dos novos cartões enviados ao beneficiários vai contar com:

  • Tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite pagamento por aproximação.

Dessa forma, ao concluírem sua compra em loja física, os beneficiários poderão paga-la por aproximação na maquininha, sem inserir o cartão ou digitar a senha.

Cartão do Bolsa Família já permite pagamento por aproximação

Hoje, os interessados já podem usar o cartão do Bolsa Família para compras por aproximação. No entanto, devem ter instalado em seu aparelho celular uma das carteiras digitais que permitem essa forma de pagamento. As opções são: Google Pay (Elo e Visa) ou Samsung Pay (Visa).

Cadastrando seu cartão nestas carteiras, o cidadão deve abrir o aplicativo ao finalizar a compra e aproximar seu celular da maquininha de cartão. A ideia da Caixa Econômica é que os cartões físicos passem a ter essa tecnologia, e o usuário não precise mais usar seu celular.

Cadastrar cartão do Bolsa Família em carteira digital

Os interessados em já usufruir da tecnologia de aproximação no cartão do Bolsa Família, podem cadastrá-lo em uma carteira digital. Outra opção é usar o cartão de débito virtual disponível no Caixa Tem. 

  • Abra o app da carteira no seu celular e faça login;
  • Na parte inferior, toque em “Adicionar à Carteira”;
  • Toque em Cartão de pagamento;
    • Todos os cartões salvos na Conta do Google são exibidos.
  • Toque em Novo cartão de crédito ou débito;
    • Para adicionar um cartão, use a câmera ou toque em Inserir detalhes manualmente.
  • Na parte de baixo da tela, toque em Salvar;
  • Leia os termos do emissor e toque em Aceitar;
  • Caso seja necessário verificar sua forma de pagamento, escolha uma opção da lista.

Todos vão receber o cartão do Bolsa Família com a nova tecnologia?

Infelizmente não. A Caixa já informou que o cartão do Bolsa Família com tecnologia contactless (por aproximação) será emitido assim que o estoque de cartões sem essa tecnologia forem enviados.

Ou seja, assim que acabar o montante de cartões já disponíveis no banco, a nova remessa vai vir com o pagamento por aproximação. E quem já tem o seu cartão pode não receber um novo modelo.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]