Auxílio-doença é aprovado em casos de alcoolismo e vício de apostas? Descubra

Desde a pandemia o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem pagando cada vez mais auxílios a pessoas afastadas de seus empregos por vício em álcool e em jogos. Em 2023, este número aumentou cerca de 35%, ou seja, 8,5 mil auxílio-doença pagos a pessoas diagnosticadas com alcoolismo.

Auxílio-doença é aprovado em casos de alcoolismo e vício de apostas? Descubra
Auxílio-doença é aprovado em casos de alcoolismo e vício de apostas? Descubra. (Imagem: FDR)

Dados divulgados pelo MPS (Ministério da Previdência Social) mostram que o número de profissionais que precisam se afastar do trabalho por quadros mentais e comportamentais por fazer uso de outras substâncias também aumentou. Em 2023 o número chegou a 5 mil pessoas.

Vício em apostas

O número de benefícios concedidos a pessoas que têm vício em jogos também está crescendo. De 176 benefícios referentes a hábitos e impulsos, 36 foram auxílios-doença com relação a vício em jogos.

Entrada no auxílio-doença

O benefício do auxílio-doença é concedido temporariamente para o trabalhador que comprovar estar incapaz para trabalhar por um problema de saúde após passar por uma avaliação de um médico.

Os primeiros 15 dias de afastamento do trabalho são de responsabilidade da empresa na qual a pessoa trabalha e a partir do 16º dia o benefício do INSS começa a ser contado.

Para entrar com o pedido, o trabalhador deve acessar o aplicativo ‘Meu INSS’, clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade” e seguir os passos indicados. No momento é necessário estar com o número do CPF.

Documentos para o auxílio-doença

A documentação médica para solicitar o auxílio-doença é a seguinte: 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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