Perícia médica do INSS pela internet: Como enviar o laudo médico pelo aplicativo

Fazer a perícia médica do INSS nem sempre é fácil, principalmente com a alta demanda e poucos médicos disponíveis. Recentemente, o governo encontrou uma solução moderna para agilizar esse processo: a perícia médica digital. Nesse texto, nós vamos te mostrar como fazer todo procedimento pela internet.

INSS atualiza doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez 2024
Perícia médica do INSS pela internet: Como enviar o laudo médico pelo aplicativo (Imagem: FDR)

Durante a pandemia, o INSS precisou se adaptar e introduziu a perícia médica digital quando as agências estavam fechadas. Mesmo com a retomada, a fila de espera para a perícia presencial continua extensa, gerando processos judiciais e aumentando os custos.

Diante desse cenário, o Ministério da Previdência Social autorizou o uso da perícia médica digital. Agora, os solicitantes de benefícios por incapacidade podem enviar um laudo médico de um profissional registrado, dispensando a necessidade do exame presencial.

Embora o INSS ofereça vários benefícios por incapacidade, a perícia médica digital está disponível apenas para quem busca o Benefício de Incapacidade Temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença.

Como fazer a perícia médica do INSS online

Existem duas situações em que a perícia médica digital é recomendada. Se um médico recomendar um afastamento de até 180 dias ou se já houver um agendamento para a perícia presencial, mas o solicitante desejar alterar, basta ligar para o 135 e seguir as instruções, sem a necessidade de novo agendamento.

Para garantir que a perícia médica digital seja eficaz, o laudo médico deve conter informações essenciais, como:

  • Nome completo;
  • Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
  • Diagnóstico por extenso ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças);
  • Assinatura do profissional, que pode ser eletrônica e deve respeitar as regras vigentes;
  • Identificação do médico, com nome e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo;
  • Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais;
  • Prazo necessário para a recuperação, podendo chegar a 180 dias.

Perícia médica do INSS no app

  • Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS.
  • Clique em “Pedir benefício por incapacidade”.
  • Escolha “Benefício por incapacidade temporária – auxílio doença”.
  • Preencha o formulário com seus dados e informações médicas.
  • Anexe os documentos necessários, como exames e atestados.
  • Informe os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Para solicitar a alteração da perícia presencial para a digital, entre em contato com a Central de Atendimento 135 e siga as orientações.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.