Como participar do mutirão do INSS? Campanha antecipa aprovação dos salários

Pontos-chave
  • O INSS tem usado os mutirões para antecipar a liberação de pedidos;
  • Há duas formas de conseguir participar desse atendimento;
  • As avaliações e perícias acontecerão aos finais de semana.

Em busca de diminuir a fila de espera por benefícios previdenciários, foi criado o mutirão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ideia é que os segurados que estejam aguardando há dias para passar por perícia médica possam finalmente participar do exame. E assim, antecipar a liberação do seu salário.

Como participar do mutirão do INSS? Campanha antecipa aprovação dos salários
Como participar do mutirão do INSS? Campanha antecipa aprovação dos salários (Imagem: FDR)

Um dos assuntos que mais renderam em 2023 na Previdência Social foi a fila de espera pelo benefício. O ministro, Carlos Lupi, chegou a prometer o prazo de até 45 dias entre o pedido e a resposta, mas muitas pessoas não viram isso acontecer. Uma das ideias adotadas no ano passado foi o mutirão do INSS.

Por meio do mutirão as pessoas que estão só conseguiram agendar a perícia médica para mais de 30 dias após o pedido, possam finalmente ser examinadas. Para isso, as agências da Previdência estão abrindo aos sábados, e os peritos estão fazendo hora extra a fim de conseguir atender o grande volume.

Para o ministro Carlos Lupi a fila nunca vai acabar, mas o governo pode traçar rotas para diminuir o tempo de espera. Enquanto mais pedidos são respondidos pelo mutirão do INSS, novos são encaminhados todos os dias via canal online. Hoje, o tempo de espera chega a 49 dias, segundo a Previdência Social.

“Eu quero, nesse ano de 2024, chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo”, disse o ministro.

Como funciona o mutirão do INSS?

Segundo informações do governo, tem sido intensificado o mutirão do INSS. As ações de atendimento extraordinário visam antecipar a liberação de benefícios por incapacidade, e são divididas em duas formas de atendimento:

As pessoas agendadas para a avaliação social e perícia médica devem levar seus documentos médicos (laudos, atestados, receitas) no dia do atendimento no mutirão do INSS.

JUSTIÇA OBRIGA INSS A DEPOSITAR VALOR NA CONTA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS: VEJA COMO RECEBER!

Quem pode participar do mutirão do INSS?

Por hora, o governo tem adotado medidas de antecipação dos pagamentos de benefícios por incapacidade. Pensando nisso, podem participar do mutirão do INSS os cidadãos que:

Os pedidos de aposentadoria não foram inclusos nos mutirões. A grande preocupação do INSS é conseguir lidar com os atendimentos presenciais, e todos os benefícios por incapacidade física dependem desses atendimentos.

As aposentadorias, salário maternidade, salário família ou auxílio-reclusão são analisados administrativamente. Ou seja, por um funcionário interno que não tem contato com o titular do pedido.

Como participar do mutirão do INSS?

Segundo o governo federal existem duas formas de participar do mutirão do INSS. Nas duas o cidadão deve estar sempre atento as publicações da Previdência Social para não se perder.

Ligação do INSS

Pelos canais remotos do Instituto

Não há atendimento espontâneo no mutirão do INSS. Ou seja, quando a Agência da Previdência abrir no final de semana para realizar o atendimento extra somente os segurados que estejam previamente agendados passarão pelo exame pericial ou pela avaliação social.

Quem já encaminhou seu pedido, mas gostaria de usar o sistema Atestmed que substituí a perícia presencial por atestado médico, pode levar os documentos em qualquer agência. Neste caso não é preciso agendamento. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile