Idosos ganham gratuidade e descontos em pagamentos de serviços; saiba como ter direito

Idosos com 60 anos ou mais ganham uma série de benefícios quando o assunto é gratuidade e descontos em pagamentos de serviços. Seja através da Carteira do Idoso ou até mesmo possibilidades para aqueles beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Veja vantagens.

Idosos ganham gratuidade e descontos em pagamentos de serviços; saiba como ter direito
Idosos ganham gratuidade e descontos em pagamentos de serviços; saiba como ter direito. Imagem: FDR

Todos os cidadãos brasileiros têm direito de acessar gratuitamente serviços de saúde, educação e lazer. Alguns, porém, ainda conseguem acesso a transporte e habitação de forma gratuita. É o caso dos idosos que são beneficiados pela isenção de pagamentos de impostos ou serviços cobrados para os demais.

A Carteira do Idoso, por exemplo, consiste em um documento cuja emissão é responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Outra possibilidade é destinada a idosos com alguma deficiência, podendo conseguir descontos na hora de comprar um carro.

Veja alguns dos benefícios e gratuidade para idosos

  • Gratuidade no transporte público: o idoso que utiliza o transporte público em sua cidade também tem direito a gratuidade no serviço. Para tal, é preciso ter mais de 65 anos e apresentar um documento de identificação que comprove a idade;
  • Isenção no IPTU: No Brasil, alguns municípios oferecem a isenção do IPTU para idosos com mais de 60 anos. Os critérios variam de acordo com as cidades e devem ser consultados diretamente com a prefeitura. Em alguns locais, é preciso ter baixa renda para ter direito a isenção;
  • Reajuste do plano de saúde com limite: Para quem tem mais de 60 anos, a Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelece um limite para o reajuste do serviço. O aumento só pode ser concedido com base na tabela do plano de saúde;
  • Meia entrada: Para incentivar a participação dos idosos em atividades culturais e esportivas, o Governo Federal garante a meia entrada em shows, apresentações e outras atividades.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].