LIBERADO carro novo com SUPER DESCONTO para idosos; saiba como funciona

Existem alguns tipos de isenções de impostos na compra de carros para idosos. A legislação brasileira prevê que determinados grupos sociais têm direitos de não pagar as tarifas ao governo, e a terceira idade está incluída. Entenda as condições e como ter acesso.

LIBERADO carro novo com SUPER DESCONTO para idosos; saiba como funciona
LIBERADO carro novo com SUPER DESCONTO para idosos; saiba como funciona. Imagem: FDR

Um dos critérios principais é portar algum tipo de deficiências. O objetivo é que estes cidadãos consigam uma condição devido à sua situação. Vale lembrar que o governo federal vem trabalhando para que os idosos consigam ter acesso a descontos em compras diversas. Entre os nichos, está o de veículos próprios.

Como funciona a isenção para os idosos?

É preciso deixar claro, primeiramente, que não são todos os que estão isentos de impostos na compra de carros para idosos. O que faz dessa categoria social ter esse direito não é a faixa etária, mas sim uma variedade de condições físicas que são recorrentes nesta etapa da vida.

Alguns deles são problemas relacionados a:

  • Joelhos;
  • Coluna;
  • Quadril;
  • Mobilidade reduzida de forma geral.

No entanto, cabe destacar que não há necessidade do idoso ser o motorista do veículo. Familiares e responsáveis legais por essa pessoa também conseguem comprar o carro com a isenção, desde que comprovada sua relação.

Os impostos que não serão taxados são PI, ICMS e IOF. Entretanto, em alguns estados brasileiros ainda é possível não pagar pelo IPVA anual. Portanto, é importante verificar caso a caso para conhecer os direitos.

Como ter acesso?

Para idosos condutores e não-condutores, é preciso renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e atualizar os cadastros para informar ao DETRAN se a pessoa está apta a dirigir. Dessa forma, é possível compreender em quais condições essa pessoa pode conduzir e os tipos de adaptações que ela precisa.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].