O salário pago pelo INSS de forma mensal agora teve os seus valores alterados. A novidade deve impactar positivamente milhões de brasileiros que estão ligados à Previdência Social. Desta forma, veja abaixo quem serão os grupos impactados pelo reajuste aplicado ao valor pago pelo INSS.
O INSS está passando por mudanças em seu sistema de pagamento para 2024. A principal delas é a mudança do piso de depósito para os diversos programas cedidos pelo órgão federal. Então, projetos como a aposentadoria, o auxílio acidente e o salário maternidade estão inclusos nesta mudança financeira.
Principalmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que vem sendo amplamente procurado pelos cidadãos brasileiros. Esta alteração no valor pago pelo piso é decorrente de mudança aprovada em Lei Orçamentária Anual, aprovada em Congresso Nacional. Veja mais detalhes sobre a alteração abaixo.
Aumento do salário mínimo impacta pagamentos do INSS
Com o aumento registrado no salário mínimo, o piso chegou à marca de R$ 1.412. Desta forma, os cidadãos vinculados à Previdência Social que recebem o piso de pagamentos serão contemplados com este aumento. Até o fim do ano passado, o valor pago mensalmente pelo BPC, por exemplo, era de R$.1320.
Ou seja, haverá este aumento sem a necessidade de revisão cadastral por parte do beneficiário. Entretanto, é recomendado que o cidadão realize a sua revisão a cada dois anos. Com isto, evita problemas como cancelamento do programa ou até mesmo suspensão de depósito.
Confira o calendário de pagamentos para o mês de janeiro
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de janeiro;
- Final 2: 26 de janeiro;
- Final 3: 29 de janeiro;
- Final 4: 30 de janeiro;
- Final 5: 31 de janeiro;
- Final 6: 01 de fevereiro;
- Final 7: 02 de fevereiro;
- Final 8: 05 de fevereiro;
- Final 9: 06 de fevereiro;
- Final 0: 07 de fevereiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 01 de fevereiro;
- Finais 2 e 7: 02 de fevereiro;
- Finais 3 e 8: 05 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 06 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 07 de fevereiro