Calendário do Imposto de Renda foi anunciado; veja quem terá isenção

O Imposto de Renda virou um dos tópicos mais comentados entre os brasileiros. Isto porque o calendário oficial do programa já foi divulgado e muitos buscam saber informações sobre a restituição. Então, veja abaixo quem será isento da declaração e como receber o estorno do Imposto de Renda.

Imposto de Renda 2023: o que se sabe sobre o novo formato do tributo? Conheça as regras
Calendário do Imposto de Renda foi anunciado; veja quem terá isenção (Imagem: Montagem/FDR)

Neste ano, o Imposto de Renda terá uma novidade em sua declaração. Isto porque apenas os cidadãos que recebem acima de dois salários mínimos mensais precisarão entregar a sua declaração. Desta forma, muitos brasileiros não terão que realizar a análise dos seus ganhos anuais.

Além disto, com as mudanças implementadas pelo governo federal, haverá uma nova forma de receber a restituição. Lembrando que este benefício cedido pela Receita Federal é pago em lotes e possui datas previamente estabelecidas para depósito. Então, veja abaixo qual será a mudança para esta declaração de 2024.

Nova forma de receber a restituição do Imposto de Renda

Agora, os cidadãos que receberem a restituição do Imposto de Renda podem ter acesso ao valor através do PIX. Isto deve ser incluído no momento da declaração. Com isto, é possível que o pagamento não tenha atrasos, tendo em vista que não será mais feita via transferência e sim através do pagamento instantâneo.

No ano passado, a medida já havia sido incluída, mas não houve muita aceitação. Agora, com a divulgação realizada ao decorrer do ano passado, é provável que mais pessoas tenham acesso à ferramenta. Portanto, ao entregar a sua declaração, se atente para conseguir ter acesso ao pagamento via PIX.

O Imposto de Renda para 2024 terá início apenas em 15/03. O prazo final para a entrega da documentação completa está estabelecida em 31 de maio, assim como foi realizado em 2023. Portanto, é fundamental agilizar as notas fiscais e comprovantes essenciais para evitar cair na malha fina.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].