Enem 2024: veja estratégia para escolher seu curso no Sisu

O ENEM é a porta de entrada para que milhões de pessoas consigam ingressar na universidade e curso da sua escolha. Porém, muitos cidadãos ficam em dúvida no momento de decidir qual é o curso que vão escolher. Desta forma, veja abaixo algumas dicas e estratégias para evitar a dúvida.

Sisu 2024: veja a lista dos cursos mais concorridos, nota de corte e critérios de classificação
Enem 2024: veja estratégia para escolher seu curso no Sisu. (Imagem: FDR)

Para alguns, o sonho de se tornar um médico(a) ou advogado(a) sempre esteve lá. Então, estas pessoas já realizam o ENEM focando em seguirem estas profissões. Porém, existem milhões de brasileiros que realizam o exame nacional, mas ficam em dúvida sobre qual curso aplicar ao SISU.

Com isto, acabam selecionando um curso que não são da sua escolha primária e se arrependem. Desta forma, em alguns casos, vão precisar realizar a prova nacional mais uma vez e esperar por uma boa nota. Porém, existem formas do cidadão evitar que este trabalho extra precise ser realizado; confira abaixo.

Como evitar problemas envolvendo a sua escolha de curso no ENEM

Antes de qualquer coisa, é fundamental que o jovem reflita na sua decisão. Busque informações sobre a sua área de trabalho, como será feito o trabalho diário e procure se identificar. Caso o cidadão perceba que aquilo apurado é, de fato, o que quer para a sua vida, siga em frente e selecione o seu curso.

Porém, é essencial entender que a sua escolha pode, e deve, determinar diretamente no rumo da sua vida profissional. Ou seja, a sua decisão influencia na sua renda, ciclo social, crescimento profissional e outras áreas importantes para o cidadão. Desta forma, ao fazer a sua escolha, sinta-se seguro e confiante.

Além disto, busque fazer a sua parte e mantenha os estudos em dia. Com isto, independentemente do ponto de corte, você terá grandes chances de conseguir uma aprovação e seguir a sua carreira dos sonhos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].